Número de candidaturas de mulheres republicanas cresce 42% em relação a 2012

O número de candidaturas femininas do PRB demonstra que as mulheres estão, cada vez, mais vendo na política uma oportunidade de melhorar a vida do povo

O número de candidaturas femininas do PRB demonstra que as mulheres estão, cada vez, mais vendo na política uma oportunidade de melhorar a vida do povo.

Brasília (DF) – Os números de candidaturas do PRB nas eleições municipais deste ano não só revelam o empenho do partido em ampliar a força política em todo o País, mas também demonstra que as mulheres estão determinadas em ocupar mais espaço na vida pública brasileira. Neste ano, das 18 mil candidaturas do partido em todo o País, 5.773 são de mulheres que estão em campanhas pelas ruas de 2.162 municípios brasileiros. Os dados retratam um aumento de 42% em comparação com 2012, que registrou 4.054 candidaturas.

Do cenário das quase 6 mil candidaturas, a maioria é para vagas nas câmaras municipais, sendo 5.645 candidatas. Já na disputa majoritária são 128 nomes, sendo 47 ao cargo de prefeita e 81 para vice. No geral, o número de mulheres candidatas supera a exigência da legislação eleitoral e chega ao percentual de 32% em relação ao gênero oposto.

Entre os estados com maior número de candidaturas femininas estão os estados de São Paulo, com 1.176 candidatas, Minas Gerais com 937, seguido pela Bahia com 493 e o Rio de Janeiro, que ocupa a quarta posição com 329 mulheres .

rosangela-gomes-prb-campanha-prefeita-nova-iguacu-foto-ascom-21-09-2016Para a coordenadora nacional do PRB Mulher, a deputada federal Rosangela Gomes e candidata a prefeita em Nova Iguaçu (RJ), “os números refletem o compromisso do partido com a inserção das mulheres na boa política e na melhoria da qualidade da gestão pública brasileira”. Rosangela explicou que, com a ajuda das coordenadoras estaduais, conseguiu fazer um trabalho intenso para demonstrar que, no PRB, a mulher não é tratada como cota e, sim, como uma necessidade.

No município da Baixada Fluminense, a republicana dá o exemplo. Em campanha para ser prefeita, Rosangela não para um só dia e tem conversado muito com a população sobre o sonho de levar mais dignidade e melhorar a condição de vida das famílias, principalmente às que moram nos bairros mais pobres e vivem sem esgoto, asfalto e serviços públicos de qualidade.

francisca-basilio-prb-acrelandia-ac-prefeita-foto-ascom-21-09-2016De norte a sul do país, tem republicanas reivindicando uma maior presença do gênero feminino na vida pública. São de candidaturas como a da republicana Francisca Basílio, no município de Acrelândia(AC), que o PRB comprova o compromisso de ampliar o números de republicanas com mandato. Mulher que luta pelas causas sociais e por mais qualidade de vida, principalmente, para aquelas pessoas que tiram o sustento das atividades extrativistas na Amazônia, Basílio viu no PRB um partido que valoriza a participação das mulheres. “A população confia em mim, o povo sabe que, se eleita, vou fazer de tudo para melhorar a vida do povo e realizar aquilo que eles realmente precisam.”

beth-colombo-prb-prefeita-canoas-rs-foto2-ascom-21-09-2016Na outra ponta do Brasil, Beth Colombo está com a campanha para prefeita nas ruas de Canoas (RS) por acreditar na capacidade da mulher. No cargo de vice-prefeita desde 2008, ela é a favorita para ganhar as eleições, fruto da confiança que conquistou pela forma simples e atenciosa que sempre tratou o povo. Beth Colombo ressalta que a mulher precisa provar o tempo todo que é capaz, isso porque segundo ela, “o peso da responsabilidade é muito maior para com as mulheres da minha cidade, exatamente porque Canoas ainda é uma cidade onde as mulheres não têm tido muitas oportunidades no campo da política”, lembrou.

Na segunda eleição municipal que o PRB participou, em 2012, foram eleitas 143 vereadoras e 10 prefeitas. Neste ano, como reflexo ao trabalho que o partido fez para ampliar as candidaturas femininas, a expectativa é de que esse resultado positivo nas urnas seja bem maior. A meta do PRB Mulher consiste em triplicar o número de mulheres nas câmaras e prefeituras de todo Brasil.

Texto: Agência PRB Nacional
Arte: Wanessa Naves
Fotos: Campanhas candidatas

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest