Lançado 1º Fórum do PRB Mulher em Campinas

Lançado 1º Fórum do PRB Mulher em Campinas

Evento reuniu mais de 200 mulheres para debater a ampliação da participação feminina na política

 

prb-mulher-marcos-pereira-rosangela-gomes-thabata-yamauchi-russomanno-foto-douglas-gomes2Campinas (SP) – A região de Campinas, interior de São Paulo, foi a escolhida para sediar a primeira edição do fórum do movimento republicano feminino. Com o tema “A Força do voto feminino, conquistamos o direito. Merecemos Confiança!”, o evento teve como objetivo destacar a importância da mulher na política e a necessidade da ampliação de vagas nos poderes legislativos e executivos de todo o país. Mais de 300 mulheres marcaram presença no debate que aconteceu no Hotel Royal Plaza, neste sábado, 28. Foram recebidas caravanas de Avaré, Santo André, São Paulo, São José do Rio Preto e de outros municípios paulistas, bem como lideranças femininas de todo o Brasil.

prb-mulher-marcos-pereira-rosangela-gomes-thabata-yamauchi-russomanno-foto-douglas-gomes4Anfitriã do encontro, a coordenadora do PRB Mulher no Estado de São Paulo, Thábata Yamauchi, fez um apelo para que todas as lideranças femininas somem forças junto ao PRB. “Convido as líderes femininas para fortalecer ainda mais o nosso partido e a nossa militância. Estamos preparadas e prontas para auxiliar o presidente Marcos Pereira nesta empreitada e junto aos homens seremos maiores e mais fortes”, explanou Yamauchi.

prb-mulher-marcos-pereira-rosangela-gomes-thabata-yamauchi-russomanno-foto-douglas-gomes5“O PRB é um partido de oportunidades e quer fazer uma política mais justa com a participação do público feminino”. A afirmação é da coordenadora nacional do PRB Mulher, Rosangela Gomes, que aponta a dificuldade dos partidos políticos indicarem mulheres para compor suas executivas, bem como para disputar cargos eletivos e comandar pastas no executivo, em âmbito nacional. Ela lamenta que muitas agremiações, ainda, têm a mulher como uma cota. “É raro um partido político colocar uma mulher à frente da gestão de um partido no estado. O presidente Marcos Pereira foi lá e fez. Por isso eu digo: o PRB é um partido de oportunidades!”, completa.

prb-mulher-marcos-pereira-rosangela-gomes-thabata-yamauchi-russomanno-tia-eron-foto-douglas-gomes6Marcos Pereira explica que no PRB a participação da mulher não é uma cota, mas sim uma regra. O líder republicano acredita no potencial feminino e que a mulher pode contribuir muito com a política. “A mulher tem seus valores pessoais e intrínsecos à natureza feminina. Portanto, no PRB ela não é uma cota e, desde que assumi, eu disse que ela não seria uma cota, assim como prevê a legislação eleitoral. A mulher pode e muito contribuir com a política ecoando a bandeira do resgate da boa política”, aponta Pereira.

prb-mulher-marcos-pereira-rosangela-gomes-thabata-yamauchi-russomanno-eleonora-menicucci-foto-douglas-gomes7Primeira mulher na história do PRB a assumir uma presidência estadual, a deputada federal Tia Eron, da Bahia, elencou que a legenda não é um partido de estrela, mas sim uma constelação que também tem em sua missão agregar mulheres no cenário político, mas de um modo mais justo, com equidade entre os gêneros. “Quando o presidente Marcos Pereira traz mulheres é para preencher uma lacuna. Quando convidou uma mulher de família humilde, a nossa coordenadora nacional do movimento feminino, deputada Rosangela Gomes, para fazer parte do alto poder deste país, isso representa uma grande diferença e um avanço”, disse.

prb-mulher-marcos-pereira-rosangela-gomes-thabata-yamauchi-russomanno-foto-douglas-gomes8Convidada de honra, a ministra chefe da Secretaria Nacional de Políticas Públicas Para Mulheres, Eleonora Menicucci, disse não acreditar que mulher não vota em mulher ou que o Brasil não está acostumado a votar em mulheres. Para ela, existem fatores muito maiores que pesam contra isso. “São gargalos que precisamos romper, como a paridade nos partidos políticos, a divisão de recursos financeiros,  o tempo de tevê”, relatou ao destacar que espera do Congresso Nacional uma reforma política de inclusão de gênero.

prb-mulher-marcos-pereira-rosangela-gomes-thabata-yamauchi-russomanno-tia-eron-foto-douglas-gomes9“Que os nossos deputados federais nos perdoem, mas na nossa bancada federal lá em Brasília, as mulheres (deputadas Rosangela e Tia Eron) são privilegiadas, é verdade. Precisamos dar condições para que elas ocupem mais espaços porque só quando as mulheres tiverem os mesmos espaços que os homens teremos, de fato, democracia”, comentou Celso Russomanno, líder do PRB na Câmara dos Deputados.

“Mulheres, venham fazer parte da nossa bancada de vereadoras! Venham fazer parte da nossa bancada de prefeitas em 2016”, conclamou o deputado federal Roberto Alves, também anfitrião do evento, após citar que as mulheres fazem muito falta na política.

Participaram do evento o deputado federal Vinicius Carvalho, os estaduais Jorge Wilson, Sebastião Santos, Gilmaci Santos e Wellington Moura, o presidente da Fundação Republicana Brasileira, Paulo Cesar Oliveira, vereadores, coordenadoras municipais do PRB Mulher, militantes e autoridades locais.
prb-mulher-marcos-pereira-rosangela-gomes-thabata-yamauchi-russomanno-foto-douglas-gomes7

Caravanas

Representando o município de São José do Rio Preto, a vereadora republicana Karina Caroline, destacou a projeção e a força da militância republicana feminina à frente de outras legendas. “É um orgulho saber que a nossa militância tem feito a diferença dentre mais de 30 partidos políticos. Fazer parte do movimento PRB Mulher é uma honra. A mulher precisa mostrar sua garra e força, e não ser apenas um quesito de cota. Juntas somos mais fortes”. A atuação de Caroline na Câmara Municipal de São José do Rio Preto tem um foco mais abrangente nas políticas públicas que norteiam a mulher, em especial em ações que coíbam a prática da violência.

Valquíria Resende, esteve presente no fórum e representou a militância feminina do Estado do Tocantins. Ela é coordenadora estadual do movimento. Valquíria destacou que a eleição da primeira bancada federal feminina do PRB empodera ainda mais o trabalho das republicanas de todo o país. “Este evento vem coroar uma série de trabalhos que a militância feminina desenvolve pelo Brasil. Permitiu também que as mulheres, aqui presentes, se empoderem daquilo que é necessário para que possam participar mais ativamente do processo político, pois temos o desafio de equilibrar a participação da mulher nos parlamentos. O PRB dá uma lição de cidadania e demonstra a importância da mulher neste processo”, pontuou.

prb-mulher-marcos-pereira-rosangela-gomes-thabata-yamauchi-russomanno-flor-foto-douglas-gomes10

Flor agora é uma republicana

Surpresas

A surpresa do evento ficou por conta da filiação da apresentadora de TV Florina Fernandez, mais conhecida como Flor. Ela escolheu o PRB, primeiramente, por ser um partido idôneo, ficha limpa e por defender a bandeira da boa política. “Eu sempre gostei de ajudar as pessoas. Mas no PRB será diferente, primeiro por ser um partido ficha limpa e segundo por ser uma legenda da verdade. Não podemos ser omissos e também não é preciso ser candidato para fazer parte do caminho do bem. Como formadora de opinião pública, quero conscientizar as mulheres de sua importância no processo político, e assim, contribuir para o progresso de um Brasil melhor”, relata Flor.

prb-mulher-marcos-pereira-rosangela-gomes-russomanno-roberto-alves-foto-douglas-gomes1

Presidente Marcos e Russomanno foram agraciados com título de Cidadão Honorário de Campinas

 

Homenagens

Durante o evento, o líder nacional do PRB, Marcos Pereira, e o deputado federal Celso Russomanno foram agraciados com o Título de Cidadania de Campinas proposta pelo deputado federal Roberto Alves, à época em que era vereador. A homenagem é destinada a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da região.

Programação

No período da tarde, o evento reuniu três palestras. Duas delas abordaram a história de superação das deputadas federais Keiko Ota (PSB/SP) e Christiane Yared (PTN/PR), após a perda de seus filhos. Keiko é fundadora do “Movimento Paz e Justiça Ives Ota”. Já Christiane Yared é idealizadora da campanha “190km/h é crime” e da fundação do “Instituto Paz no Trânsito”. A saúde da mulher também ganhou destaque com a palestra “Saúde da Mulher e Prevenção do Colo de Útero”, ministrada pela médica Maria Lúcia.

 

Leia mais

“Mulher é mais diligente e menos corrupta que o homem”, diz Pereira em fórum

 

Fórum do PRB Mulher recebe nomes de destaque da política brasileira

 

Galeria de Fotos do Fórum PRB Mulher/SP

 

 

Texto e fotos: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest