Jovens propõem melhorias e soluções durante o 1º Congresso Nacional da Juventude Republicana

Jovens propõem melhorias e soluções durante o 1º Congresso Nacional do PRB Juventude

Jovens presentes no 1º Congresso Nacional da Juventude Republicana participaram de uma série de palestra e debates que abordaram temas diversos de interesse da sociedade

 

São Paulo (SP) – Os jovens presentes no 1º Congresso Nacional da Juventude Republicana participaram, nesta tarde de sábado (30), de uma série de palestra e debates que abordaram temas diversos de interesse da sociedade. No plenário principal da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, os ouvintes conferiram a apresentação do professor Leonardo Barreto, de Brasília, que explanou sobre a importância da participação dos jovens nas decisões públicas. “Oxigenação é preciso, porém a oxigenação apenas dos nomes que hoje estão no poder não é a solução. Acreditar nisso trará apenas frustração”, disse. Ele defende que para uma verdadeira transformação é necessário, também, mudança nas ideias e na forma de se fazer política.

Jovens propõem melhorias e soluções durante o 1º Congresso Nacional da Juventude RepublicanaEntre uma pergunta e outra feita pelos estudantes e jovens presentes, Barreto esclareceu que democracia não é apenas voto mas também visibilidade. “Por que não podemos usar a internet como espaço de debate? Por que as decisões precisam ser tão verticais?”, questionou levando o público à reflexão. O professor destacou que a transformação na política é um processo incremental, ou seja, um trabalho constante onde cada geração deve fazer a sua parte. Barreto incentivou, ainda, que os jovens cobrem retorno das atividades apresentadas ao longo da tarde. “As propostas apresentadas hoje por vocês devem ser levadas a sério”, enfatizou.

Após a palestra, os alunos foram encaminhados ao ciclo de debates. Cerca de mil jovens foram divididos em quatro salas para discutirem os temas educação e trabalho; esporte e cultura; segurança, mobilidade e território; e soluções para corrupção. A metodologia foi a mesma para cada uma das discussões. Os coordenadores estaduais do PRB Juventude assumiram o papel de mediadores e apresentaram temas para análise. Para encerrar a atividade, os jovens elaboraram e apresentaram propostas de soluções.

No módulo de educação e trabalho, a principal preocupação foi encontrar processos que facilitem a inserção dos jovens no mercado. Segundo Rodrigo Schmegel Gomes, de Gravataí (RS), empresas deixam de efetivar estagiários tendo em vista apenas a questão financeira. Ele define essa ação como um ciclo vicioso. “Os estagiários são dispensados e substituídos por novos estagiários. Raramente é oferecida oportunidade de reconhecimento como um jovem trabalhador que já adquiriu certa experiência”, falou. Para garantir que os estagiários tenham melhores condições e segurança, a proposta de Gomes foi o estabelecimento de legislação que defina contratação com vínculo e direitos empregatícios assim como acontece com aqueles profissionais contratados pelas normas da CLT. Já para os jovens que optaram por debater cultura, o desejo maior foi de descentralizar as atividades culturais do centro para as comunidades.

Esta foi a primeira edição do Congresso Nacional da Juventude Republicana. Os líderes deste movimento e autoridades do cenário político prestigiaram o evento e se pronunciaram sobre a iniciativa.

 

Texto: Fábia Zuanetti / Ascom PRB São Paulo
Fotos: Alison Leite e Lucas Campos

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!