Enchentes em SP: PRB alerta sobre ocorrência de doenças

27_02_13_destaque03_sp_prb_alerta_para_risco_de_saude_em_enchentes

O PRB recomenda atenção redobrada para a limpeza de locais tomados por água contaminada, esgoto, lixo e lama

São Paulo (SP) – São Paulo tem vivido um estado de horror com as fortes chuvas dos últimos dias. O número de enchentes tem aumentado assustadoramente. Enxurradas infelizmente têm feito suas vítimas e os transtornos materiais são incontáveis. Diante dessa tragédia, o PRB São Paulo, por meio da militância PRB Saúde, traz um alerta: Como fica a saúde desses cidadãos?

A situação dos moradores das regiões atingidas está muito fragilizada e pode piorar se a população não for orientada quanto às medidas preventivas para se evitar, por exemplo, o surgimento de doenças. O coordenador da militância republicana, o sanitarista mestre e doutor em Saúde Pública pela FSP-USP, Paulo André Silva, explica que a maioria delas aparece principalmente devido “à ingestão de água contaminada ou pelo simples contato com essa água das enchentes”, possibilitando o surgimento da leptospirose, dengue, febre tifoide, cólera e hepatites A e E.

“Percebemos também um aumento na proliferação dos vetores de doenças como ratos e mosquitos. Picadas de animais peçonhentos também são registradas, como as de aranhas, por exemplo”, completou.

O especialista alerta ainda que, em situações de enchentes, a população está mais sujeita a acidentes como afogamentos, lesões corporais e choques elétricos.

O PRB recomenda atenção redobrada para a limpeza de locais tomados por água contaminada, esgoto, lixo e lama.  Botas e luvas sempre são sempre recomendadas. Na ausência delas, vale o improviso mesmo, protegendo as mãos e os pés com sacos plásticos. Alimentos que tiveram contato com água contaminada devem ser descartados. Ferimentos devem ser tratados imediatamente, pois são “porta de entrada” para bactérias.

Vale o alerta ainda para que a população procure imediatamente o serviço de saúde para uma avaliação profissional adequada, na ocorrência de quaisquer uns dos casos citados acima. Algumas doenças são rapidamente diagnosticáveis, outras podem levar de 30 até 60 dias após a contaminação.

Saiba mais

Abaixo você encontra um resumo das principais doenças causadas pelas enchentes e dicas de como se prevenir.

Leptospirose

É uma doença transmitida principalmente pela urina de ratos. A bactéria Leptospira interrogans se reproduz na água e em solos úmidos e penetra na pele e nas mucosas dos seres humanos quando entram em contato com a água ou com a lama das enchentes. Os sintomas mais comuns são febre, náuseas, diarreia, dores musculares e dores de cabeça (muito parecidos com os da dengue). A infecção se torna grave quando atinge os rins, o fígado e o baço, podendo ser fatal em alguns casos. O melhor meio para prevenir a leptospirose é evitar ter contato com água e lama contaminadas e nunca consumir água ou alimentos que tiveram contato com a enchente. Medidas de combate aos ratos e prevenção contra as inundações também são eficazes.

Dengue

É uma doença causada pelo vírus da dengue. Existem atualmente quatro tipos conhecidos: 1, 2, 3 e 4. A transmissão se dá por meio da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e os sintomas mais comuns são febre alta, fortes dores musculares, nas articulações e de cabeça, e principalmente atrás dos olhos, prostração. Manchas vermelhas no corpo, inchaço, podendo haver sangramentos na forma hemorrágica que é a mais grave e pode ser fatal se não for devidamente tratada. A prevenção mais eficaz é o combate ao mosquito transmissor interrompendo seu ciclo de vida. Evitar manter locais com água parada, que é onde a fêmea coloca seus ovos.

Febre tifoide

É uma doença exclusiva dos seres humanos, cuja única porta de entrada é o sistema digestório (popularmente conhecido como digestivo) e o agente causador é uma bactéria chamada de Salmonella typhi. A transmissão se dá por meio de água e alimentos contaminados ou contato com pessoas doentes. Seus sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, cansaço, sono agitado, náusea, vômito, sangramentos nasais, diarreia. Se não for devidamente diagnosticada e tratada, pode levar à morte por hemorragia intestinal. A melhor forma de prevenção é o saneamento básico adequado, tratamento da água para consumo, não acumular lixo e manter as pessoas doentes em isolamento e sob tratamento profissional adequado.

Cólera

É uma doença causada pela bactéria Vibrio cholerae. Sua transmissão se dá pela água e alimentos contaminados e se desenvolve rapidamente no intestino humano. Tem como sintomas mais comuns diarreia intensa provocada por uma toxina liberada pela bactéria, parecida com água de arroz.Sua prevenção se dá através do saneamento básico com tratamento adequado da água e do esgoto.

Hepatites A e E

Esta doença tem como agente causador um vírus, que quando em contato com o corpo humano provoca uma infecção no fígado. Os sintomas mais comuns são febre, pele e olhos amarelados, náusea e vômitos, mal-estar, dores abdominais, falta de apetite, urina escura e fezes esbranquiçadas. A transmissão se dá pela água, alimentos contaminados pelo vírus ou de uma pessoa para outra. A melhor forma de prevenção é o saneamento básico adequado, tratamento da água para consumo humano e ingestão somente de alimentos bem lavados ou cozidos.

Texto: Helen Assumpção / Agência PRB Nacional, com informações do PRB Saúde
Foto: Wilson Dias

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o prefeito de Caxias do Sul (RS) Daniel Guerra

Entre em contato
(54) 3218.6000

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest