Dia Internacional da Mulher

Mensagem do secretário nacional do Idosos Republicanos, deputado federal Ossesio Silva

Publicado em 10/3/2022 - 08:33 Atualizado em 13/4/2022 - 10:04

Comemorado no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, é um marco histórico que simboliza os avanços e motiva mobilizações que evidenciam as necessidades de muitas outras conquistas.

Essa data é uma oportunidade para enfatizar que o diálogo, a solidariedade e o compromisso de cada um de nós em defender os direitos humanos são essências no combate à violência doméstica, bem como para promover o empoderamento feminino.

O combate à violência “continua sendo um desafio” não só no Brasil como no mundo. Fato evidenciado durante a pandemia da Covid-19, onde se registrou um aumento considerável da violência contra a mulher.

De acordo com levantamentos da ONU, durante a pandemia, duas em cada três mulheres relataram sofrer ou conhecer alguém que sofre algum tipo de violência. Apenas 10% delas denunciaram as agressões. O mais alarmante é que esses registros ainda não são condizentes com a realidade, pois o medo tem impedido as vítimas de romperem o silêncio e denunciar.

Neste cenário, como parlamentar que atua em defesa dos direitos da mulher e da pessoa idosa não poderia deixar de destacar que a MULHER IDOSA faz parte desta lamentável estatística.

As mulheres desempenham muitos papéis na sociedade e, ao mesmo tempo, sofrem com a discriminação social, política e econômica. Ainda assim, são elas que possuem maior expectativa de vida, processo esse denominado feminização do envelhecimento populacional.

Apesar do Brasil ser reconhecidamente um país alinhado com a realidade do envelhecimento populacional, há muito a ser feito.  É forçoso reconhecer que as violações dos direitos humanos que deveriam proteger a mulher e a MULHER IDOSA na sua dignidade ainda persistem. Por isso, para a transformação social que almejamos, é necessário que pautemos e defendamos continuamente políticas públicas de combate à violência, inclusive contra o AGEÍSMO que estereotipa e discrimina a MULHER IDOSA em função da idade.

Mensagem do secretário nacional do Idosos Republicanos, deputado federal Ossesio Silva

 

Reportar Erro
Send this to a friend