Coordenador do PRB Saúde debate acessibilidade

08_05_13_militancias_sp_coordenador_do_prb_saude_debate_acessibilidade

Segundo Paulo André, há muito que ser feito, mas é preciso, principalmente, levar esclarecimentos à população brasileira acerca das limitações dos cadeirantes e de todos os tipos de deficiência

São Paulo (SP) – Mobilidade, acessibilidade e deficiência são temas tratados com especial atenção pelo PRB. O coordenador nacional do PRB Saúde, Paulo André, esteve recentemente com a deputada federal Mara Gabrilli (SP) e o vereador de Araçoaba da Serra (SP), Leandro Portela, ambos cadeirantes e que vivem ‘na pele’ diariamente as mesmas dificuldades enfrentadas por milhares de brasileiros todos os dias.

Segundo Paulo André, há muito que ser feito, mas é preciso, principalmente, levar esclarecimentos à população brasileira acerca das limitações dos cadeirantes e de todos os tipos de deficiência, incluída aí a obesidade, em que inúmeras pessoas são constrangidas por não encontrar, por exemplo, assentos especiais em aviões ou mesmo em ônibus coletivos, que até o final de 2014, devem estar com suas frotas totalmente adaptadas. “É preciso criar programas para mobilidade nas cidades, como também grupos técnicos e práticos onde se tenha a interface com a educação, segurança e transporte”, defende Paulo André ao exemplificar que o transporte do deficiente se faz necessário para que ele possa realizar inclusive as sessões de fisioterapia em clínicas ou hospitais. “Infelizmente o programa existe em alguns municípios, mas não contempla a todos”, lamentou.

Saiba mais

Uma lei federal aprovada em 2004 obriga as empresas de ônibus de todo o país a adaptar 100% da frota em um prazo máximo de 10 anos, ou seja, até 2014. De acordo com o decreto 5296/2004, a adaptação deve seguir padrões especificados pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Por conta da ausência de veículos adaptados, muitos usuários deficientes acabam se afastando do transporte público. Além disso, é necessário também o preparo dos profissionais do transporte coletivo, com noções de cidadania, para lidar com essa importante parcela da população.

Texto: Helen Assumpção / Agência PRB Nacional, com informações e foto do PRB Saúde Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o prefeito de Caxias do Sul (RS) Daniel Guerra

Entre em contato
(54) 3218.6000

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest