Coordenação do PRB Juventude Bahia participa de iniciativa contra genocídio de jovens negros

Coordenação do PRB Juventude Bahia participa de iniciativa contra genocídio de jovens negros

Juventude republicana participou de debates em defesa dos jovens negros

Salvador (BA) –  O lançamento da Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas (INNPD) foi realizado nesta quarta-feira (13), com o propósito de construir um marco legal a respeito da política de encarceramento e genocídio da juventude negra, centralizar a questão racial e dar visibilidade aos efeitos do atual sistema, especialmente pelos jovens. O evento foi realizado na ladeira da Preguiça, na Dois de Julho.

Uma das questões debatidas foram as causas do genocídio de jovens negros. Dados levantados em 2012 pela Anistia Internacional, aponta que das 56 mil pessoas que foram assassinadas no país, 30 mil são jovens, entre 15 e 29 anos. Desse total, 77% são negros.

Para o coordenador estadual do PRB Juventude, Gilberto Barreto, diz que “precisamos entender que a política sobre drogas não está restrita a uma droga específica, é uma política extremamente racista. Precisamos entrar na mesa e discutir ponto a ponto e ver o que é importante para nossa juventude”, esclareceu Barreto.

Dentre os dados apresentados durante o debate, o que mais chamou a atenção dos presentes foi o índice da população carcerária feminina, que subiu 567% em quinze anos. A maioria dos casos é por tráfico de drogas, chegando a 68% das prisões, e 86% delas são negras, de acordo com dados do INFOPEN Mulheres 2015.

Para a produtora da INNPD, Anne Rodrigues, “a política de guerra às drogas tem sido maior motivo de questionamento, principalmente pelas mulheres”. Segundo ela, o importante não é debater a partir da substância, mas dos efeitos perversos dessa guerra contra os negros.

O movimento segue para Viena, na Austrália, para levar as deliberações do debate à Organização das Nações Unidas – ONU.

Saiba mais

A Política Nacional sobre Drogas(PNAD), definida pelo Conselho Nacional de políticas sobre Drogas(Conad), em 2005, prevê responsabilidade compartilhada entre união, estados, municípios e a sociedade brasileira. A União tem por dever, por meio do Sistema de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD), articular, integrar, organizar e coordenar as políticas de prevenção, atenção, tratamento e reinserção social de usuários e dependentes de substâncias psicoativas, sendo o Estado e município executores dessas políticas.

Texto: Coletivo de Comunicação José Alencar 
Foto: Ascom – PRB Juventude Bahia

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest