Ministro George Hilton anuncia a primeira Vila do Esporte do país

Aldeia Xerente será projeto-piloto

Publicado em 26/10/2015 - 00:00

george-hilton-prb-primeira-vila-do-esporte-indigena-foto1-francisco-medeiros-me
Aldeia Xerente será projeto-piloto da primeira Vila do Esporte

Palmas (TO) – Durante visita à Aldeia Funil, do povo Xerente, a 80 km de Palmas, o ministro do Esporte George Hilton (PRB) anunciou, neste domingo (25.10), a construção da primeira Vila do Esporte do Brasil no local. Será um espaço coberto, com 3,5 mil m², poliesportivo, com academia ao ar livre e uma pista de caminhada.

Segundo o ministro, o complexo na comunidade Xerente será um projeto-piloto a ser estendido por todo o país. “Neste espaço, poderá ser feita a iniciação esportiva de crianças e a formação de futuros atletas que participarão dos Jogos Indígenas”, disse.

No começo da visita, George Hilton assistiu à chegada de uma corrida de tora na aldeia. O ministro também jogou futebol com os indígenas, entre homens, mulheres e crianças. A modalidade é a mais praticada pelos integrantes da aldeia. Ele ainda dançou a tradicional “Lá de Cá”, em que os homens ficam de um lado e as mulheres, do outro, ao som da canção Xerente: “Venha pra cá, hoje é o nosso dia.”

george-hilton-prb-primeira-vila-do-esporte-indigena-foto2-francisco-medeiros-me

O professor indígena Rogério Xerente falou ao ministro sobre as necessidades do povo da aldeia, das crianças e jovens, e como os mantêm afastados do álcool e das drogas ilícitas. Por sua vez, a secretária de Assuntos Indígenas de Tocantínia (TO), município em que estão situadas as sete aldeias dos Xerentes, comemorou o anúncio, que arrancou gritos e aplausos do público presente.

“O esporte é importante, porque jogamos um futebol tradicional. A droga não entrou aqui e a cachaça está afastada dos jovens. Manter esses vícios afastados é muito importante para a saúde. Quanto mais praticarmos esporte, será melhor, porque é um modo de afastar o mal”, ressaltou Vanessa Xerente.

Os jogos

A mais nova capital do Brasil, Palmas, mudou sua rotina para receber 1,8 mil atletas indígenas do Brasil e de várias partes do mundo. Eles participam da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, evento que reúne uma grande diversidade de culturas. Os jogos acontecem em um período de 11 dias – de 20 a 31 de outubro – sendo os três primeiros destinados à adaptação das delegações.

Os Jogos Indígenas têm como slogan: “O importante não é competir e sim celebrar”. Com o lema, praticado pelos seus ancestrais ao longo de suas vidas, os indígenas aproveitam a oportunidade para compartilhar experiências e mostrar ao mundo suas culturas. Após diversas lutas que dizimaram várias etnias, eles buscam resgatar a identidade perdida e aproveitam para compartilhar suas experiências.

Fonte e fotos: Ministério do Esporte
Edição: Agência PRB Nacional

 

Confira como foi a abertura dos jogos nesta sexta-feira, 23.10:

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

 

Reportar Erro
Send this to a friend