“Meu mandato será participativo”, afirma deputada estadual Doutora Juliana

Doutora Juliana foi eleita a primeira deputada estadual do PRB no Acre.

Publicado em 25/2/2015 - 00:00 Atualizado em 18/6/2020 - 09:41

Juliana Rodrigues de Oliveira, 55 anos, é acriana de Rio Branco, nascida em março de 1959, esposa, mãe de três filhos e avó de duas netas. Formada em Direito pela Universidade Federal do Acre (UFAC) e servidora aposentada do Ministério Público Federal (MPF), onde trabalhou de 1979 a 2011. Em 2013, assumiu a Superintendência da Pesca no Acre, onde atuou até sua candidatura. Nas eleições de 2014 foi eleita a primeira deputada estadual do PRB no Acre com 3.813 votos.

Nesta entrevista, ela fala como foi conquistar uma cadeira no Legislativo e quais diretrizes nortearão o seu mandato.

 

ENTREVISTA

 

PRB Acre – A senhora foi eleita com 3.813 votos, quais as expectativas e metas para seu mandato a partir de 2015?

Doutora Juliana – Eu pretendo me fazer presente em todo o Estado do Acre. Durante meu mandato, vamos esquecer esse número. Temos como meta trabalhar com um projeto que inclua todo o estado, todas as pessoas de uma forma em geral.

 

PRB Acre – Qual a sua principal bandeira e de que forma irá trabalhar para defendê-la na Assembleia Legislativa?

DJ – Durante toda a campanha eu deixei muito claro que minha principal bandeira seria desenvolver um trabalho voltado para as famílias, principalmente a família cristã que hoje está sendo muito atacada, através de projetos e leis que vêm com intuito de atingi-las. Quando nos referimos à família estamos falando de toda sociedade. Se ela não estiver bem estruturada, nós teremos um futuro trágico, podendo afetar toda a população em geral, principalmente na formação do caráter de crianças, jovens e adolescentes.

 

PRB Acre – Como foi sua campanha no Estado do Acre?

DJ – Eu tive a oportunidade de visitar todo o Estado do Acre mais de uma vez. Eu posso, neste momento, recordar cada local que estive e pude ver a carência da população nos lugares mais distantes. Teve lugares onde o prefeito falava que há mais de quatro anos não houve a visita de um político naquela localidade. Tudo isso eu tirei como lição de vida e, pode ter certeza, irei fazer diferente.

 

PRB Acre – Em 1998, veio a sua primeira disputa no pleito eleitoral, seguidas por mais quatro candidaturas. Qual foi o diferencial para que nas eleições de 2014 a senhora fosse eleita como deputada estadual?

DJ – Desde a primeira eleição até a agora, eu considero que foi um tijolo colocado no alicerce, cada eleição que concorri houve uma contribuição de forma positiva. O maior diferencial para que nestas eleições obtivéssemos êxito foi a maturidade, procuramos ver quais foram os erros das anteriores para não cometê-los novamente. O alcance em todo o Estado do Acre, a segurança que as pessoas depositaram em nosso projeto, eu atribuo à persistência. Não posso deixar de mencionar o trabalho que desenvolvi na Superintendência da Pesca como gestora. Procurei mostrar o valor deles (pescadores), defendi a categoria, o Acre viu e tenho certeza que isso contribuiu para o resultado final.

 

PRB Acre – O PRB fez história ao eleger 5 deputadas, entre estaduais e federais, em todo o Brasil. Ao seu ver, qual a importância da mulher no cenário político?

DJ – Fico muito feliz em ver que houve esse desenvolvimento, uma das lutas que tenho defendido é a participação da mulher na política. A mulher é uma contribuinte importante, devemos vê-la como parceira e não como alguém inferior. A mulher é capaz e é tão inteligente quanto o homem, dessa forma ela irá somar no cenário político. Já vem de sua essência todo o cuidado e atenção naquilo que ela desenvolve, assim não será diferente na política e sociedade.

 

PRB Acre – Com um ano e dois meses na Superintendência da Pesca no Acre, o que essa experiência poderá contribuir no seu mandato?

DJ – Essa foi uma experiência inédita na minha vida, pois mesmo trabalhando 33 anos no Ministério Público Federal como servidora, na Superintendência da Pesca estive como gestora e foi um trabalho novo onde pude contribuir com pessoas muito simples e humildes, a classe de pescadores. Isso me motivou bastante em poder saber que estava contribuindo na atual gestão.

 

PRB Acre – A senhora irá desenvolver no seu mandato ações voltadas para os pescadores?

DJ – Sim, principalmente na área da saúde. O pescador não tem um plano de saúde voltado para eles, não existe casa de apoio que possa ampará-los. Eles não têm estrutura, nada que seja em defesa deles e de suas famílias. Quero desenvolver ações que possam contribuir na área da saúde.

 

PRB Acre – Qual mensagem gostaria de deixar para os seus eleitores?

DJ – Eu agradeço a todos que depositaram um voto de confiança. Esta é a única função que não conseguimos sozinhos, eu questionei muito este ponto durante meu trabalho de campanha. Esse mandato é do povo e meu gabinete estará de portas abertas. Estou à disposição de todos. Meu mandato será participativo, que vem do povo para o povo.

 

Texto: Juliana Queiroz / Ascom – PRB Acre
Foto: Wagner Oliveira

Reportar Erro
Send this to a friend