Greyce Elias aposta em libélulas para combater o mosquito Aedes aegypti em Patrocínio

Campanha busca o plantio da Crotalária, uma especie de planta que atrai a libélula, predadora da larva do Aedes aegypti

Publicado em 25/2/2016 - 00:00

Greyce Elias aposta em libélulas para combater o mosquito Aedes aegypti em Patrocínio
Campanha busca o plantio da Crotalária, uma especie de planta que atrai a libélula, predadora da larva do Aedes aegypti.

 

Patrocínio (MG) – Para combate o mosquito Aedes aegypti causador do zika vírus, dengue e febre chikungunya, a vereadora Greyce Elias (PRB-MG) e o empresário Marcos, proprietário do Viveiro Sacoman, vão realizar uma campanha intitulada “Dengue Zero” na cidade. Eles pretendem distribuir milhares de mudas de uma planta chamada Crotalária. A espécie atrai a libélula, predadora da larva do mosquito.

O plantio no jardim ou quintal das residências e/ou estabelecimentos comerciais, atrai a libélula que, como o mosquito Aedes aegypti, também, coloca seus ovos em água parada. A larva da libélula se alimenta das larvas do mosquito transmissor da dengue. Quando adulta, a libélula é predadora do Aedes aegypti, o que quebra a cadeia reprodutora do mosquito.

“A planta é de pequeno porte e pode ser cultivada em quintais pequenos e em baldes de plástico. Dela surgem flores, que enfeitam os quintais e jardins e ajudam no combate do Aedes”, relatou  Marcos, proprietário do Viveiro Sacoman.

De acordo com Greyce Elias, a campanha abrangerá toda a cidade. Ambos reiteram que as demais formas de combate permanecem e são fundamentais, como manter quintais e jardins limpos e sem água parada.

Desde setembro de 2015, Greyce Elias tem realizado diversas reuniões para possibilitar controle e diminuição de casos de dengue em Patrocínio, conforme índice representativo de casos registrados na cidade. “A situação é preocupante já que, conforme dados publicados e enviados pela própria Secretaria Municipal de Saúde, a região teve aproximadamente um mil casos notificados em 2015. Portanto, precisamos desenvolver estratégias de combate e ações preventivas”, afirmou a vereadora do PRB.

 

Texto: Ascom / vereadora Greyce Elias
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend