Vitor Paulo defende capoeira como patrimônio cultural do Brasil

31_07_13_atuacao01_rj_vitor_paulo_capoeira_patrimonio_cultural_brasil001

Republicano quer institucionalização do esporte como prática desportiva

 

A institucionalização da capoeira como prática desportiva foi o tema da audiência entre o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o deputado federal Vitor Paulo, do PRB, e o presidente da Confederação Brasileira de Capoeira, Gersonilto de Sousa.

O presidente da confederação destacou que a capoeira já é reconhecida como expressão cultural e que pretende a afirmação da atividade como um jogo de disputa. “Muitas pessoas tem uma visão da capoeira como cultura e não a imaginam como uma forma de jogo de disputa. O que nós pensamos é que se há a junção de movimentos para a atividade corporal, ela pode ser considerada uma disputa”, disse.

“A capoeira já é reconhecida como patrimônio material e imaterial do povo brasileiro pelo Ministério da Cultura e nós ainda não tínhamos afirmado essa referencia da capoeira no desporto. O Brasil se insere em 165 países do mundo pela capoeira, com representação de brasileiros no exterior ou de pessoas que vêm conhecer essa cultura e a levam para seu país”, completou o presidente da confederação.

Vitor Paulo lembra que a capoeira foi criada no Brasil, há mais de 500 anos, sendo patrimônio cultural do Brasil. “A modalidade está presente em vários países, e no Brasil, não é diferente. É importante institucionalizá-la, dessa forma, vamos proporcionar o que a capoeira merece, a valorização”, finalizou o parlamentar republicano.

Por Laize Andrade, com informações do Ministério do Esporte

Foto 01: Douglas Gomes. Foto 02: Ivo Lima

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

 

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest