Violência contra mulher é tema de audiência pública no ES

.

Vitória (ES) – Na manhã desta quarta-feira (20), foi realizado na Câmara Municipal de Vitória uma Audiência Pública para discutir a violência contra a mulher e as ações que amparam as mulheres vítimas de violência. A audiência foi proposta pelo vereador Devanir Ferreira (PRB-ES). Entre os debatedores estava a representante da juíza Hermínia Silveira Azoury, da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Tribunal de Justiça do Espirito Santo, Ilacéia Novaes; a representante da Delegacia Especial em Atendimento à Mulher, Arminda Rosa Rodrigues; a coordenadora do Projeto Raabe-ES, Neucilene Ferreira; o Secretário de Cidadania e Direitos Humanos, Marcelo Nolasco; e a procuradora de Justiça, Catarina Cecin Gazelle.

Devanir Ferreira abriu o evento relatando sua experiência pessoal em que, segundo ele, presenciou por diversas vezes sua mãe ser vítima de violência doméstica. “Quero dizer às senhoras que sofrem agressão que não desistam! Temos que deixar um testemunho para que as pessoas saibam que podem vencer e que existem boas políticas que protegem as mulheres”, observa.

Na reunião, duas mulheres vítimas de violência doméstica relataram o que viveram durante anos na companhia de seus conjugues agressores. Uma teve o punho esquerdo decepado. A outra vítima teve diversos ossos do corpo quebrados, o agressor fez questão de quebrar as suas duas mãos, para que ela não pudesse mais trabalhar, pois era massagista.

Emocionado com os relatos, Devanir Ferreira não conteve a emoção e chorou no momento em que discursava. “Pra mim é um desafio enfrentar essa situação. O nosso Estado infelizmente é o primeiro do ranking nacional de violência contra a mulher. Mas, unidos, vamos chegar lá, e vamos vencer esse problema em nossa cidade”, acredita o parlamentar.

A delegada Arminda Rodrigues, comentou a evolução da Lei Maria da Penha e de como é importante que a mulher denuncie o agressor. “São muitas mulheres que ainda não sabem de seus direitos. É importante ter coragem e denunciar”, ressalta. Dentre as boas práticas implantadas recentemente, a delegada citou o botão de Pânico.

O Secretário de Cidadania e Direitos Humanos, Marcelo Nolasco, contou que “a mera punição não resolve, pois a situação se repete. Nossa preocupação é evitar isto”, alerta. A preocupação com a prevenção também foi destacada na fala da procuradora de Justiça, Catarina Cecin Gazele, onde ressaltou a necessidade de se ter uma equipe multidisciplinar para lidar com o problema, incluindo também assistentes sociais e psicólogos. “Que não seja somente a repressão e punição, mas principalmente, a prevenção, como previsto no artigo 8º da Lei Maria da Penha”, adverte.

Ilacéia Novaes, juíza de Direito apontou para o fato de que as agressões às mulheres não são somente físicas, mas também psicológicas e emocionais. “Os hematomas na alma são os mais difíceis de se curar”, afirma, dizendo ainda que “a educação dos homens é essencial para evitar este problema, pois educando os homens, poderemos ter famílias mais equilibradas”, completa.

O vereador Devanir Ferreira reforçou o seu compromisso com as mulheres no Estado. “Precisamos criar leis e fazer com que as leis existentes sejam cumpridas para que outras tragédias não se repitam”, conclui.

Por Eulla Carvalho – Comunicação Nacional PRB

Com informações e fotos Ascom vereador Devanir Ferreira e Câmara Municipal de Vitória  
*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest