Tenda da Mulher 10 é sucesso no Distrito Federal

Segunda edição do projeto reúne milhares de militantes e tem adesão em massa do público

Publicado em 22/5/2013 - 00:00

22_05_13_destaque02_df_mulher_tenda_da_mulher_10_e_sucesso_no_df
Na primeira edição, as militantes levantaram a bandeira “Diga não à violência contra a mulher”, desde então, o PRB Mulher tem alcançado mais simpatizantes

Brasília (DF) – Na manhã do último sábado (18), o PRB Mulher do Distrito Federal levou o projeto “Tenda da Mulher 10” à Região Administrativa de Taguatinga. O evento aconteceu na Praça do Relógio. O tema escolhido para esta segunda edição foi “As novas regras para contratação do trabalhador doméstico”. O projeto foi idealizado pela republicana Telma Franco, à época em que coordenava o movimento social. Na primeira edição, as militantes levantaram a bandeira “Diga não à violência contra a mulher”, desde então, o PRB Mulher tem alcançado mais simpatizantes.

No local, além do atendimento jurídico gratuito, os trabalhadores receberam uma cartilha com informações referentes à Emenda Constitucional, desenvolvida em parceira com a Fundação Republicana Brasileira. A nova lei estabelece dezessete novas regras para a garantia dos direitos dos trabalhadores domésticos. O objetivo do material é conscientizar empregado e empregador sobre as novas regras para contratação da categoria.

22_05_13_destaque02_df_mulher_tenda_da_mulher_10_e_sucesso_no_df_interna2O presidente da FRB, Mauro Silva, explicou o porquê da preocupação em fazer a cartilha. “É um fato histórico o trabalhador doméstico conquistar os mesmos direitos dos trabalhadores já regidos pela CLT. Por isso decidimos apoiar a iniciativa do PRB Mulher DF. Estamos aqui hoje com a intenção de orientar a todos os empregados domésticos sobre seus direitos”, esclareceu.

A diarista Valdineia Ribeiro, 36 anos, aprovou a iniciativa. “Achei muito importante esse atendimento. Fui demitida depois que a nova lei entrou em vigor. Mas hoje, depois de falar com a advogada, já sei o que devo fazer”, enfatizou.

Núria Cardoso, 24 anos, trabalha como empregada doméstica e considera a iniciativa importante. “Hoje eu consegui tirar todas as minhas dúvidas sobre jornada de trabalho, horas extras e licença maternidade. Agora sei quais são os meus direitos”, disse.

22_05_13_destaque02_df_mulher_tenda_da_mulher_10_e_sucesso_no_df_interna3A advogada trabalhista Juliana Machado, voluntária do projeto, enfatizou sobre a importância dos trabalhadores entenderem seus direitos. “É muito importante que os trabalhadores busquem seus direitos. Hoje várias dúvidas sobre FGTS, licença maternidade, férias e descanso semanal remunerado foram esclarecidas. Para o trabalhador, saber seus direitos é fundamental”.

A coordenadora do PRB Mulher DF, Helen Assumpção, comenta que a Tenda da Mulher 10 estará em todas as regiões administrativas e vai abordar outros temas. “Como o projeto da Tenda da Mulher 10 é itinerante, vamos tratar de temas diversificados e de interesse do público feminino, como equiparação salarial, mercado de trabalho, saúde da mulher, inserção na política, aposentadoria, qualidade de vida, qualificação profissional. A nossa proposta é a de sermos uma fonte de informação para as mulheres. O que elas procuram, vão achar nesse espaço”, anunciou Helen ao informar ainda que a Tenda da Mulher 10 também vai promover, em todas as edições, o trabalho do PRB Mulher DF, com o objetivo de reunir novas militantes, por meio de filiações, como as que aconteceram nesta edição.

22_05_13_destaque02_df_mulher_tenda_da_mulher_10_e_sucesso_no_df_interna1Para conhecer melhor o trabalho ou fazer parte do PRB Mulher da capital federal, visite o blog http://prbmulherdf.blogspot.com.br/ ou acompanhe pela funpage no Facebook: http://www.facebook.com/PRBMulherDistritoFederal

Texto: Eulla Carvalho / Agência PRB Nacional
Fotos: Werles Neves
Edição: PRB Mulher-DF

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend