Segurança pública é tema de ‘Encontro Republicano’

25_11_13_destaque03_seguranca_publica_tema_de_encontro_republicano001

São Paulo (SP) – O Encontro Republicano realizado, ontem (21), na sede do partido na capital, trouxe o advogado e professor de direito constitucional, Eliazer Rodella, para ministrar uma palestra sobre ‘Segurança Pública Municipal’. Com base em um estudo científico desenvolvido por ele, Rodella apresentou dados e estatísticas que surpreenderam os participantes. “Pesquisa realizada recentemente aponta que 9 entre 10 paulistanos se sentem pouco ou nada seguros”, revelou.

Ele afirmou ainda que os gastos com segurança pública no Brasil ultrapassaram 60 bilhões de reais em 2012. “Este número pode triplicar, mas, se a segurança não for além do policiamento, a situação não vai mudar”, declarou. De fato as estatísticas apontam desgaste do setor. Paralelamente ao investimento federal, os índices de criminalidade aumentaram 80% de março de 2011 a março de 2012.

25_11_13_destaque03_seguranca_publica_tema_de_encontro_republicano002Neste contexto, Rodella explicou que diversos fatores influenciam diretamente a questão de segurança, entre eles a falta de iluminação pública, congestionamentos, ocupações irregulares, drogadição, descarte ilegal de lixo e até saúde. “Como um médico vai trabalhar na periferia se lá ele não se sente seguro?”, questionou. “Ele simplesmente não vai!”.

Durante a palestra, o republicano questionou o treinamento dado à polícia, focado apenas em uma abordagem ostensiva e até violenta. “Não existe uma abordagem social por trás dos problemas de segurança. Os policiais querem apenas prender os bandidos, são formados para isto. Porém, é preciso unir várias frentes para atacar o problema efetivamente, como educação, assistência social, saúde e, ai sim, policiamento”, explicou.

No final do encontro, o presidente municipal do PRB SP, Aildo Rodrigues, passou a mensagem final. “O PRB tem como premissa promover uma política de resultado e é isso que estamos fazendo aqui hoje. Estamos trocando conhecimento e experiências que podem mudar situações, como a triste realidade da segurança pública que vivemos atualmente.”

Prestigiaram o evento, o coordenador nacional dos movimentos setoriais do PRB, Carlos Baltazar, e o coordenador municipal do PRB Transporte, Judson Reinert. A coordenadora política Juliana Uchoa que conduziu o encontro, agradeceu a presença de todos e afirmou que novos encontros serão programados para atualização e troca de experiência entre os republicanos.

Por Danielli Guerson – Ascom PRB/SP
*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest