Sebastião Santos apresenta projeto para evitar acidentes ambientais com empresas que armazenam açúcar

08_11_13_destaque04_sebastiao_apresenta_projeto_para_evitar_acidentes_ambientais

São Paulo (SP) – O deputado estadual Sebastião Santos (PRB-SP) apresentou o projeto de lei que propõe a obrigatoriedade da construção de dique de contenção em todas as empresas responsáveis pelo armazenamento de açúcar no Estado de São Paulo. O ‘dique de contenção’ são paredes de concreto que devem ser capazes de conter todo o açúcar armazenado no local, em caso de derretimento por incêndio, não permitindo o seu derramamento para fora do armazém. O objetivo é evitar acidentes ambientais como os que ocorreram em outubro nos municípios de Santos e Santa Adélia.

Sebastião é membro atuante da Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura e da Comissão do Meio Ambiente na Assembleia Legislativa. Ele está envolvido no trabalho de recuperação das áreas atingidas pelos acidentes e está disposto a lutar para que não ocorram mais acidentes semelhantes. “Diques de contenção poderiam ter impedido essas catástrofes ambientais. Estamos trabalhando para minimizar os danos causados, mas é preciso uma medida para evitar que novos incêndios prejudiquem ainda mais a natureza. Lutarei por esse projeto com todo empenho”, afirmou o deputado.

Medida como esta já é exigida para empresas que armazenam combustíveis e outros produtos químicos, para que em caso de vazamento seja possível um controle operacional, evitando que esse produto chegue ao rio ou, ao mar ou, contamine o solo.

No dia 18, um incêndio atingiu seis galpões que armazenavam açúcar no porto de Santos. Mais de 40 mil m² que continham cerca de 180 mil toneladas de açúcar bruto pegaram fogo. O produto derreteu, formando uma ‘cachoeira de caramelo’, caiu no mar e causou a morte a milhares de peixes e outras espécies marinhas no canal do Estuário entre Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo.

Pouco mais de uma semana depois, no dia 25, outro incêndio semelhante aconteceu em Santa Adélia. Um galpão com cerca de 30 mil toneladas de açúcar no porto seco pegou fogo. A alta temperatura também formou uma ‘cascata de caramelo’, que escorre desde então para o rio São Domingos provocando a morte de milhares de peixes e outras espécies que vivem neste habitat. No início da semana o melaço atingiu também parte do rio Turvo. O açúcar derretido atingiu ainda residências, ruas e plantações.

Texto e foto: Ascom deputado estadual Sebastião Santos
*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest