Sebastião cria petição pública on-line para retirada de trens em área urbana

sebastiao_santos-prb-retirada_trens_area_urbana-02_12_13

 

São José do Rio Preto (SP) – O deputado estadual Sebastião Santos (PRB) criou petição pública on-line para a retirada da malha ferroviária que passa na área urbana de São José do Rio Preto. O objetivo é recolher o maior número de assinaturas para mostrar que esta é a vontade dos rio-pretenses que não querem mais acidentes ferroviários. No domingo (24/11), oito pessoas morreram e oito ficaram feridas no bairro Jardim Conceição com o descarrilamento de vagões de uma composição da ALL (América Latina Logística) que carregavam milho. Os vagões atingiram duas residências. A petição será encaminhada para o órgão nacional responsável.

A prefeitura de Rio Preto chegou a anunciar há alguns anos projeto para a construção de um contorno ferroviário para desviar os trens do perímetro urbano ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Avaliado no valor de R$ 200 milhões, a proposta chegou a ser considerada cara e nunca saiu do papel.

Para o Sebastião é fundamental que o contorno ferroviário seja feito em Rio Preto e que em todo o território paulista seja fiscalizada a manutenção da malha ferroviária. “Não existe projeto caro quando se trata da preservação da vida. Conto com a ajuda de toda a população para assinar a petição. Unidos conseguiremos retirar os trilhos da área urbana da cidade”, disse o deputado do PRB.

Não é de hoje que as linhas férreas estão sucateadas, desde quando foi vereador na cidade (2009-2010) Sebastião Santos já alertava as autoridades sobre a má conservação dos trilhos e os perigos de acidentes. Principalmente porque a ferrovia passa pela área urbana de Rio Preto e do Distrito de Engenheiro Schmitt. Os trilhos que passam Schmitt, por exemplo, ficam a cinco metros de residências.

Ao assumir a cadeira de deputado na Assembleia Legislativa (2011) mais uma vez, alertou as autoridades, principalmente os órgãos fiscalizadores estaduais. Na ocasião levantou o número de acidentes ferroviários na região. Só em 2011 foram seis descarrilamentos foram registrados. Nos dois últimos anos mais sete só na região. Dos 13 acidentes de 2011 até hoje, três deles foram em Rio Preto. O último, neste domingo, tirou a vida de oito pessoas, deixando duas meninas órfãs.

Texto e foto: Suelen Tavares Polachini – Assessora de Comunicação

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest