Republicanos participam de II Encontro do Parlamento Amazônico

prb-parlamento-amazonico-mecias-de-jesus-gabriel-picanco-foto-divulgacao

 

Tocantins (TO) – Nesta segunda-feira (26), o deputado estadual Mecias de Jesus (PRB), acompanhado do deputado Gabriel Picanço (PRB), participou do II Encontro do Parlamento Amazônico com o tema “O marco regulatório da mineração e a participação dos Estados”. O encontro aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado de Tocantins (ALE-TO). O evento teve como finalidade apresentar uma proposta que será encaminhada para a Comissão Especial do Código de Mineração do Congresso Nacional, que deverá atualizar a lei da exploração mineral no Brasil, especialmente para estimular os investimentos.

O novo código prevê mudanças na cobrança da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem) e deve dobrar a arrecadação do governo com o tributo.
Ele também cria o Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM), para a formulação da política para geologia e recursos minerais, e a Agência Nacional de Mineração (ANM), para fiscalizar as atividades de mineração e execução da política mineral brasileira.

O deputado estadual Mecias de Jesus (PRB), que já presidiu o Parlamento Amazônico, destacou que a Região Amazônica terá uma posição de relevância na elaboração do novo código que regulamentará a mineração do País, considerando o seu potencial.
“É essencial que toda a Região Amazônica esteja inserida neste debate, observando que trata-se da elaboração do marco regulatório de um dos setores vitais para o país, como afirmou o primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Osires Damaso ”, enfatizou Mecias.

O representante de Roraima, deputado estadual Gabriel Picanço (PRB), que é tesoureiro do Parlamento Amazônico, defendeu a proposta e disse que o debate é fundamental para a atualização da legislação. “A Amazônia possui um grande potencial em diversos recursos naturais. Juntos precisamos nos inteirar e discutir políticas sobre o meio ambiente, a fim de defendermos e garantir uma Amazônia desenvolvida e sustentável“, afirmou.

Ao final do encontro foi elaborada a Carta de Palmas que será encaminhada ao Congresso Nacional e ao Poder Executivo Federal. No documento constam propostas estabelecendo as prioridades de ação para a Região Amazônica.
Texto: Ascom deputado Mecias de Jesus

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest