Republicanos defendem políticas públicas para idosos em Porto Alegre


18_10_13_destaque04_rs_republicanos_defenden_idosos001

 

 

Porto Alegre (RS) – O vereador de Porto Alegre, Waldir Canal (PRB), e o secretário especial do Idoso do Distrito Federal, Ricardo Quirino (PRB), participaram do seminário “Dez anos do Estatuto do Idoso: Avanços e Retrocessos”, realizado na tarde desta segunda-feira (14) pela Secretaria Municipal Adjunta do Idoso, da Capital gaúcha, liderada pelo assistente social, André Canal (PRB). Os republicanos defenderam políticas públicas para promover o efetivo cumprimento das regras registradas neste Estatuto.

O tema foi debatido por especialistas da área, políticos, líderes institucionais e por cidadãos gaúchos que se interessam ou defendem a qualidade de vida dos idosos. O evento realizado no auditório dos Correios, no Centro de Porto Alegre, contou com a participação de cerca de 250 pessoas, ocasião em que foram sugeridas ações para promoção e avanços do Estatuto do Idoso.

Para Waldir Canal, o Estatuto do Idoso é jovem, por ter apenas 10 anos, mas os agentes responsáveis pela implementação do documento, na prática, devem ser maduros para reconhecer a importância dos regramentos em benefício à qualidade de vida dos idosos.

Canal acredita nos avanços e disse que está colaborando através das Leis, de sua autoria, em benefício dos cidadãos com mais de 60 anos de vida. “Entre as legislações e recomendações, cito a Lei que determina vacinação domiciliar aos idosos incapacitados de locomoção, a criação da Secretaria do Idoso e a instituição do Fundo do Idoso na Capital, a rubrica orçamentária para instalação do Centro de Referência ao Idoso, o Prêmio Empresa Amiga do Idoso, a destinação de orçamento municipal à implantação de academias em praças públicas, o Programa Municipal de Envelhecimento Ativo e a proposta para destinação de 10% das residências dos Programas de Habitação Popular da Cidade, aos idosos”, aponta Waldir Canal.

18_10_13_destaque04_rs_republicanos_defenden_idosos002

Já Ricardo Quirino, defendeu que o estatuto brasileiro é um dos melhores documentos reguladores em prol dos idosos no Mundo. “Porém, ainda é preciso ter avanço no Brasil em políticas públicas que possibilitem a implantação dos regramentos que promovam o envelhecimento de forma saudável, segura, com integração social, funcional e cultural”, reflete.

André Canal falou da necessidade de conscientização maior sobre a importância das questões que envolvem os idosos, lamentando a falta de programas e ações de comunicação ao geral para tratar o tema “tendo em vista que o processo de envelhecimento é irreversível, à todos nós”, comenta. Também presente, o deputado estadual Carlos Gomes (PRB) e a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria Helena Stradula.

Fotos: Ricardo Carvalho

Fonte: Ascom Waldir Canal

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest