Região Metropolitana do Rio organiza polo pesqueiro para aumentar a produção, o consumo e o turismo

regiao-metropolitana-reuniao-ministro-pesca-eduardo-lopes-001-04-04-14

Eduardo Lopes assina convênio que favorece setor pesqueiro de São Gonçalo

 

Brasília (DF) – O ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, juntamente com o secretário municipal de Pesca de São Gonçalo, Roberto Sales, assinou hoje (3) um protocolo de intenções para viabilizar a construção de um Mercado Municipal de Peixes e Complexo Pesqueiro no município de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Segundo o ministro, esse projeto é de grande importância para diversos municípios da região. “O que estamos resgatando, com este convênio na área de pesca, que pretendemos tornar realidade, é mais do que estimular o consumo do pescado- a proteína mais saudável do mundo – e dar dignidade e valorização a milhares de pescadores”, enfatizou Lopes. Para ele, o projeto representa uma importante iniciativa para resgatar a tradição do povo do Rio de Janeiro em relação à atividade pesqueira, presente no cotidiano da população, que vive próxima ao mar.

regiao-metropolitana-reuniao-ministro-pesca-eduardo-lopes-002-04-04-14O ministro disse ainda que no passado o setor pesqueiro foi, por assim dizer, abandonado à própria sorte. “Agora estamos resgatando, com o apoio dos municípios, do estado, e do empresariado, esse segmento estratégico. Já contamos, por exemplo, com estruturas como o Terminal Pesqueiro Público de Niterói”.

Ele ressaltou ainda outras iniciativas que irão fortalecer o segmento no Rio de Janeiro. “Há poucos dias, uma empresa de origem espanhola anunciou a construção de uma grande fábrica de enlatados de sardinha e atum no Rio de Janeiro, que vai gerar mais de mil empregos”, afirmou.

De acordo com Roberto Sales, o projeto da Prefeitura de São Gonçalo vai fomentar o consumo no município de um alimento nobre e recomendado para a promoção da saúde, que é o pescado.

“O Mercado Municipal de Peixe vai agregar valor ao pescado extraído pela pesca artesanal e estimular o consumo de pescado no município. O peixe é uma fonte de alimento saudável e muito importante. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, todas pessoas devem comer pelo menos 12 quilos de peixe por ano”, revelou Sales.

O secretário municipal da pesca de São Gonçalo também acredita que o complexo pesqueiro irá colaborar para o aumento da produção pesqueira e contribuir para a implantação de novos espaços culturais. Outro aspecto positivo mencionado será a criação de um novo atrativo turístico na região da Grande Rio.

O novo complexo pesqueiro irá receber o pescado de aproximadamente oito mil pescadores da região, registrados no Ministério da Pesca e Aquicultura. No projeto da Prefeitura de São Gonçalo consta que o gelo para a conservação do pescado será subsidiado.

Por Dorleni Dornelles – Ascom Eduardo Lopes
Fotos: Kenedy Brayan

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email:pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest