Reforço para a qualidade sanitária do pescado nacional

06_11_13_destaque01_rj_crivella_reforco_qualidade_sanitaria_pescado001

Marcelo Crivella passa a coordenação da Rede de Colaboração em Epidemiologia Veterinária para a USP.

 

Brasília (DF) – O esforço do governo federal para transformar o país num grande produtor de pescados ganhou hoje dois parceiros estratégicos para o controle e garantia da sanidade de tudo o que é pescado ou criado em território brasileiro. Em solenidade realizada em Brasília, ontem (05), o ministro da Pesca e da Aquicultura, Marcelo Crivella (PRB), deu posse à Universidade de São Paulo (USP), como coordenadora da Rede de Colaboração em Epidemiologia Veterinária do Ministério da Pesca e Aquicultura (Aaquaepi) e assinou portaria autorizando o credenciamento de médicos veterinários, em todo o Brasil, para a coleta de amostras e material biológico para análises sanitárias na Rede Nacional de Laboratórios Oficiais do Ministério da Pesca e Aquicultura (Renaqua). A meta é defender a produção nacional de doenças e outros problemas sanitários que possam reduzir a produtividade e proibir a comercialização de organismos aquáticos.

06_11_13_destaque01_rj_crivella_reforco_qualidade_sanitaria_pescado002“Com os esforços que estamos fazendo, com a criação de parques aquícolas em todo o Brasil, a produção do País vai crescer muito e cuidar da sanidade é fundamental. Não podemos simplesmente crescer, temos que crescer de forma ordenada e com responsabilidade”, destacou Crivella. O ministro foi o responsável pela criação do Renaqua, em 2012, e pela construção da política de sanidade animal para o pescado, que oferece bases para o crescimento sustentado da produção aquícola. Até agora o Renaqua já realizou mais de 4,2 mil análises e é capaz de identificar todas as 26 enfermidades monitoradas internacionalmente e passíveis de notificação à Organização Internacional de Epizootias  (OIE) e outras 12 com impacto sobre a produção da aquicultura, além de quatro biotoxinas marinhas. Crivella aposta que, com o envolvimento dos médicos veterinários, a política de sanidade ganhará capilaridade, melhorando as condições de segurança do produto nacional. “Onde houver a identificação de um problema a amostra poderá ser coletada e envida ao laboratório oficial para que a situação seja analisa e as providências sejam tomadas”, complementou.

06_11_13_destaque01_rj_crivella_reforco_qualidade_sanitaria_pescado003Para o professor Enrico Lippi Ortolani, diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Usp, o trabalho desenvolvido pelo Renaqua e agora pela Aquaepi, cuja coordenação estará à cargo da USP, agrega ao produto brasileiro um valor fundamental no mercado nacional e internacional: a credibilidade. “Eu vejo um sucesso enorme da aquicultura do Brasil a partir da colaboração dessas redes. Esses projetos, da Renaqua e do Aquaepi, são estratégicos para o Brasil porque não queremos só produzir, queremos também exportar e para isso a sanidade animal é fundamental”, acrescentou.

O trabalho do Renaqua já evitou prejuízos significativos à produção nacional como nos recentes casos do surgimento de biotoxinas marinhas em meio à produção de ostras e no caso do derramamento de ascarel no litoral de Santa Catarina.

Fonte e fotos: Ascom MPA

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest