Raimundo Nonato é o novo superintendente do Amazonas

12_04_13_destaque02_am_raimundo_nonato_e_o_novo_superintendente_do_amazonas

 

Brasília (DF) – O Estado do Amazonas conta com um novo superintendente federal da Pesca e Aquicultura. Em solenidade em Brasília, o ministro Marcelo Crivella empossou no cargo Raimundo Nonato Sousa Pereira Costa, que já exerceu atividades de coordenação na superintendência e é consultor na área de pesca e aquicultura.

O ministro Crivella destacou que Nonato terá a missão de “servir ao pescador”, em especial ao levar o crédito farto e barato do Plano Safra da Pesca e Aquicultura aos profissionais que atuam nos locais mais remotos, e ao garantir o respeito aos períodos de defeso, a época em que a pesca é proibida para a reprodução das espécies. A pescaria neste período “deixa o sistema do defeso desmoralizado e todos perdem”, disse o ministro.

Atualmente o estado do Amazonas conta com quase 85 mil pescadores profissionais e aproximadamente seis mil aquicultores.

Desafios 

Para Nonato, o cargo “não é um privilégio, mas um desafio”. Segundo ele, existem muitos “gargalos” históricos a serem resolvidos, em frentes como pesca artesanal, aquicultura, manejo do pirarucu, armazenagem e peixes ornamentais. Por isto, ele defende que a solução dos problemas passa pela união de esforços do Governo Federal, do governo amazonense, dos prefeitos e das entidades representativas.

O estado do Amazonas possui o maior território da federação brasileira (1 570 745,680 km²). Além disso é cortado pelo rio mais caudaloso do planeta, o Amazonas. Vários rios se interligam e fortalecem o sistema hídrico regional, como o Purus, Juruá, Içá, Vapés, Negro, Madeira e Solimões.

Com tanta água, o potencial do estado para o cultivo de pescado é extraordinário; e esta atividade pode ser desenvolvida sem desmatamento. Além disso, existem na Bacia do Amazonas espécies promissoras para a aquicultura, como o pirarucu (Arapaima gigas), um dos maiores peixes de água doce do mundo, e o tambaqui, que já é muito cultivado, pela sua carne saborosa e por aceitar ração de origem vetegal, mais econômica.

Texto e foto: MPA

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest