Vereador afastado por mais de 30 dias terá salário suspenso

joaomendes_240211Rio de Janeiro (RJ) – Proposta apresentada à Mesa da Câmara dos Vereadores pretende afastar parlamentar que queira permanecer por mais de 30 dias do exercício do mandato, além de ter o salário suspenso, independente se ocorreram sessões ordinárias ou não. Atualmente, os salários somente são descontados quando o político se ausenta das sessões ordinárias. O suplente do vereador será convocado se o titular do cargo ficar preso por 120 dias ininterruptos.

Pelas regras atuais, os vereadores somente perdem seus cargos se forem cassados pelo Conselho de Ética ou caso se ausentem em mais de um terço das sessões legislativas. Esse processo permite que os vereadores presos e seus advogados intercalem licenças e faltas, com o propósito de ganhar tempo para permanecerem em seus cargos.

A proposta, que será votada brevemente, visa moralizar e valorizar os vereadores que trabalham com honestidade, bem como dar satisfação à sociedade carioca, que delegou aos políticos eleitos representá-la para defender seus interesses, que não coadunam com os parlamentares que incorrem em erros e até mesmo crimes.

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro teve quatro vereadores presos, nos últimos seis anos: Fausto Alves, Jerominho, Cristiano Girão e Nadinho de Rio das Pedras. Carminha Jerominho, que assumiu o cargo de Jerominho, posteriormente, também foi cassada.

“A proposta atende à sociedade, que exige transparência e honestidade dos vereadores e, evidentemente, de quaisquer políticos em todos os âmbitos de poder. O Rio vai ter uma Câmara melhor e voltada para os interesses da população. O Legislativo carioca está no caminho correto e saberá administrar melhor o seu dia a dia” – afirma o vereador João Mendes de Jesus.

Assessoria de Imprensa do vereador João Mendes de Jesus
Fale com o vereador:
verjoaomendesdejesuscamararj@gmail.com

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

 

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest