Projeto de Cleber Verde é aprovado em comissão

C

 

BRASÍLIA (DF) – A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara aprovou parecer favorável ao projeto do deputado Cleber Verde (PRB-MA), que dispõe sobre o pagamento de adicional de insalubridade aos pescadores profissionais. Pela proposta, que agora segue para a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, os percentuais a serem pagos deverão ser fixados de acordo com o Artigo 192 da CLT. “Fico ainda mais satisfeito com a aprovação por unanimidade, o que mostra como os congressistas estão sensibilizados com o tema”, avaliou o parlamentar republicano após a votação.

Em sua justificativa para o projeto, Cleber Verde adverte que “o pescador que reconhecidamente trabalha em condições inadequadas e com risco a sua saúde, e que comprovadamente tem exercido sua profissão por longos períodos, vem sendo vítima de doenças decorrentes da exposição ao sol e das condições advindas do grande período que fico no mar”.

Ainda segundo o parlamentar republicano, “apesar da importância econômica do setor pesqueiro e do grande contingente de trabalhadores, esta categoria tem sido discriminada e deixada à margem da legislação trabalhista, quando não inclui a atividade no rol daquelas que tm direito ao adicional de insalubridade. Não se faz justiça”.

Cleber Verde conclui afirmando que “cabe destacar que a compensação monetária a favor do trabalhador pago com o adicional de insalubridade apenas diminui o sofrimento do pescador, mas em momento algum exime as empresas de adotarem medidas preventivas, com a finalidade de diminuírem as doenças decorrentes da exposição do pescador ao sol”.

 

Por Paulo Gusmão
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest