Procons monitoram preços ligados ao turismo

WIL_0334

 

Os Procons das 12 cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo, em 2014, estão realizando pesquisas mensais de preços em diversos setores ligados ao turismo. O objetivo é conter uma possível alta abusiva dos valores.

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), por sua vez, vem há cerca de um ano colhendo, quinzenalmente, preços de diárias de hotéis em dez capitais e os comparando com os de outras dez localidades no exterior. É a própria Embratur quem conclui que as  tarifas hoteleiras nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 estarão até 376 por cento mais caras durante o torneio.

Quando o assunto é o Rio de Janeiro, um levantamento que avaliou tarifas de hotéis em 29 cidades do Brasil e do exterior mostra que a cidade tem a segunda diária média mais cara para viagens de negócios e a terceira para viagens de lazer. Os dados integram a Pesquisa Internacional de Preços de Hotelaria.

Segundo o levantamento, quem viaja a trabalho precisa pagar mais caro para se hospedar no Rio de Janeiro do que em Paris, Dubai e Londres, por exemplo. Os acompanhamentos que vêm sendo feitos pela Embratur visam possibilitar a negociação do governo com os empresários. Como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) proíbe o tabelamento de preços na hotelaria, o governo aposta no diálogo para impedir exageros.

Com toda certeza, os números divulgados prejudicam o crescimento do turismo no Brasil e por isso mesmo causam desagrado e preocupação.  A projeção de imagem do país fica ainda mais comprometida. Daí a necessidade de interferência por parte dos órgãos competentes.

Vinicius Carvalho
Advogado especialista em Direito do Consumidor

 

Blog: www.viniciuscarvalho.com/blog – (Orientação sobre direito do consumidor)

E-mail: viniciuscarvalho@prbsp10.org.br

Facebook: Facebook.com/direitodoconsumidorviniciuscarvalho

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest