Procons monitoram preços ligados ao turismo

WIL_0334

 

Os Procons das 12 cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo, em 2014, estão realizando pesquisas mensais de preços em diversos setores ligados ao turismo. O objetivo é conter uma possível alta abusiva dos valores.

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), por sua vez, vem há cerca de um ano colhendo, quinzenalmente, preços de diárias de hotéis em dez capitais e os comparando com os de outras dez localidades no exterior. É a própria Embratur quem conclui que as  tarifas hoteleiras nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 estarão até 376 por cento mais caras durante o torneio.

Quando o assunto é o Rio de Janeiro, um levantamento que avaliou tarifas de hotéis em 29 cidades do Brasil e do exterior mostra que a cidade tem a segunda diária média mais cara para viagens de negócios e a terceira para viagens de lazer. Os dados integram a Pesquisa Internacional de Preços de Hotelaria.

Segundo o levantamento, quem viaja a trabalho precisa pagar mais caro para se hospedar no Rio de Janeiro do que em Paris, Dubai e Londres, por exemplo. Os acompanhamentos que vêm sendo feitos pela Embratur visam possibilitar a negociação do governo com os empresários. Como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) proíbe o tabelamento de preços na hotelaria, o governo aposta no diálogo para impedir exageros.

Com toda certeza, os números divulgados prejudicam o crescimento do turismo no Brasil e por isso mesmo causam desagrado e preocupação.  A projeção de imagem do país fica ainda mais comprometida. Daí a necessidade de interferência por parte dos órgãos competentes.

Vinicius Carvalho
Advogado especialista em Direito do Consumidor

 

Blog: www.viniciuscarvalho.com/blog – (Orientação sobre direito do consumidor)

E-mail: viniciuscarvalho@prbsp10.org.br

Facebook: Facebook.com/direitodoconsumidorviniciuscarvalho

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o prefeito de Caxias do Sul (RS) Daniel Guerra

Entre em contato
(54) 3218.6000

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest