PRB preside grupo defensor das Universidades Estaduais

8_03_13_destaque03_ma_cleber_verde_assume_frente_defesa_universidades_estaduais_na _camara

 

Com uma presença considerada surpreendente de parlamentares (ainda mais diante de uma votação nominal que ocorria simultaneamente no plenário principal da casa), foi instalada ontem a Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Estaduais e Municipais, sob a presidência do deputado Cleber Verde (PRB-MA).

“Não me recordo de ter verificado tamanha adesão de deputados e senadores em um ato de lançamento de uma frente como a que presencio hoje. Esse começo entusiasmante é que me faz ter certeza que a frente alcançará seus objetivos”, destaca Cleber Verde, lembrando que uma das missões do movimento é dialogar com o governo visando o estabelecimento de uma rubrica própria, já no próximo Orçamento, garantindo recursos federais para essas instituições de ensino.

Atualmente, as 181 universidades estaduais e municipais equivalem a 63,7% das instituições públicas de ensino superior do País. Em 2011, das 6.739.689 matrículas em cursos de graduação, 15,33% eram nas Universidades Federais, 10,99% nas Estaduais/Municipais e 73,69% nas Particulares.“ Estas instituições realizam enormes esforços orçamentários e financeiros para se manterem numa modalidade de educação que é constitucionalmente de responsabilidade da União. Os recursos da União destinados às Universidades Públicas Estaduais e Municipais somente são alcançados através de projetos específicos elaborados pelas Instituições de Educação Superior (IES), por convênios ou através de emendas orçamentárias aprovadas no Congresso. Assim, os recursos não são alocados de forma sistemática, regular e permanente”, lembra o presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais – ABRUEM (entidade que congrega 40 instituições públicas de ensino superior estadual e municipal, distribuídas em 22 Estados da Federação, João Carlos Gomes, reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.

O presidente da Frente, Cleber Verde, adiantou que nas próximas semanas, trabalhando em conjunto com a ABRUEM, vai estabelecer uma agenda de encontros e discussões envolvendo parlamentares, técnicos e integrantes do governo. “Nosso objetivo é sensibilizar o governo federal, de forma a que na LDO deste ano já esteja a previsão orçamentária dos recursos necessários para que essas instituições, fundamentais para o desenvolvimento do País, não fiquem mais de pires na mão e possam exercer suas funções com excelência, garantindo o futuro de nosso País”, conclui.

Por Paulo Gusmão

Foto: Douglas Gomes

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o emailpautas@prb10.org.br

 

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest