PRB Mulher-DF participa do Outubro Rosa

02_10_13_destaque02_prbmulherdf_participa_outubro_rosa_capa

 

Brasília (DF) – Nesta terça-feira (1º), o PRB Mulher do Distrito Federal participou do pontapé inicial das comemorações do Outubro Rosa no Congresso Nacional. O evento foi promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceria com a Procuradoria da Mulher do Senado. Estiveram presente o presidente do Senado Renan Calheiros, os ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Aldo Rebelo (Esporte), deputadas federais, senadoras e demais convidados.

O ponto auge da abertura foi o tão aguardado Ato de Iluminação na rampa de acesso ao Palácio do Congresso Nacional, quando os monumentos foram “vestidos” de rosa, em referência à campanha.  O grupo feminino de percussão Batalá e o Coral da Câmara também animaram a cerimônia com suas apresentações.

“Os altos índices do câncer de mama no Brasil se deve, principalmente, pelo diagnóstico tardio, agravado pela dificuldade de acesso ao tratamento indicado”, observou Helen Assumpção, coordenadora do PRB Mulher-DF, ao lembrar que as pesquisas mostram que a cada dez mulheres diagnosticadas, quatro vão morrer da doença. Esse é um dos índices mais altos do mundo, o dobro do registrado na Europa.

“Hoje comemoramos a obrigatoriedade da reconstituição imediata após a retirada da mama. A mulher mastectomizada sofre muito psicologicamente e isso vai devolver a ela a autoestima”, disse a subcoordenadora do PRB Mulher-DF, Ana Rita Silva.

02_10_13_destaque02_prbmulherdf_participa_outubro_rosa_interna2

No mesmo dia, o presidente do Senado Renan Calheiros anunciou que vai dar prioridade em outubro para a votação de projetos que tratam do combate ao câncer de mama.

Mais cedo, o PRB Mulher-DF foi recebido pelo presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, e pela bancada do partido na Câmara, liderada pelo deputado George Hilton (MG). Os parlamentares estavam de gravata rosa como forma de apoio à campanha.

 

 

02_10_13_destaque02_prbmulherdf_participa_outubro_rosa_interna1

Mais

O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e instituições públicas. O movimento começou na década de 90 nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas de realização de mamografia e de detecção do câncer de mama no mês de outubro.
Luiz Ayrton Santos Junior, vice-presidente da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) foi o responsável por trazer o Outubro Rosa para o Brasil há seis anos.

 

Por Ascom PRB Mulher-DF

Com informações da Agência Câmara Notícias

Fotos: Cedidas

 

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

 

 

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest