PRB Mulher apoia campanha de filiação de mulheres

12_09_13_destaque02_df_prb_mulher_participa_lancamento_campanha_mulher

Brasília (DF) – O PRB Mulher do Distrito Federal participou na tarde desta terça-feira (11), no Hall da Taquigrafia da Câmara dos Deputados, do lançamento da campanha “Mulher, Tome Partido. Filie-se”. A campanha foi lançada pela Coordenadoria de Direitos da Mulher e pelas Procuradorias da Mulher da Câmara e do Senado.

O objetivo é aumentar em 20% o número de mulheres filiadas a partidos políticos até o dia 4 de outubro, prazo final de filiação para quem deseja concorrer a um cargo eletivo nas eleições de 2014. Com a iniciativa, os organizadores esperam ampliar em 30% a representação da bancada feminina na Câmara e no Senado no próximo ano.

Para a coordenadora do PRB Mulher do Distrito Federal, Helen Assumpção, a campanha é fundamental e fortalece a busca por mais espaços também dentro dos partidos. “A participação das mulheres na política passa essencialmente pelos partidos políticos e, para ampliar a nossa representação nas esferas de poder, precisamos também ampliar o nosso espaço dentro dos partidos, não apenas em número de filiadas, mas ocupando espaços de decisão”, ponderou a republicana.

Segundo a procuradora da Mulher Elcione Barbalho, esse momento é muito importante para as mulheres. “O que queremos é que as mulheres sejam respeitadas, queremos uma participação maior das mulheres na política. Temos que nos unir em busca de um país melhor.”

De acordo Patrícia Rodriguez, recém-filiada ao PRB-DF, o lançamento da campanha é válido. “A mulher tem de participar da política. Vivemos um momento novo na sociedade, onde a mulher não é mais vista somente como dona de casa, temos de aproveitar esse momento para inserir a mulher na política. Lugar de mulher também é na política”, afirmou a militante.

Estiveram presentes no lançamento da campanha as deputadas Jô Moraes; Erika Kokay; Alice Portugal; Benedita da Silva; Carmen Zanotto; Elcione Barbalho, dentre outras autoridades.

Entenda mais sobre a campanha

A primeira fase da campanha terá inserções publicitárias em rádio e televisão de abrangência nacional. Depois do prazo de filiação, a campanha continua por meio de ações direcionadas a dirigentes partidários para que as mulheres filiadas realmente registrem candidatura. A segunda fase da campanha segue até 30 de junho do ano que vem.
De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 51,5% da população brasileira são mulheres, ou seja, mais de 97 milhões de brasileiras. Mas, nas eleições de 2010, apenas 45 mulheres foram eleitas deputadas federais, representando 8,77% das cadeiras da Casa. No Senado, foram eleitas sete mulheres das 54 vagas preenchidas no Senado naquele ano, o que representou 12,99% do total.
Pesquisa

Pesquisa de opinião pública realizada pelo Ibope e pelo Instituto Patrícia Galvão, em abril deste ano, em todo o País, com 2002 entrevistados com mais de 16 anos de idade, revelou que oito em cada dez brasileiros consideram que deveria ser obrigatória a participação paritária de mulheres e homens nas casas legislativas municipais, estaduais e federais.

Entretanto, de acordo com o demógrafo José Eustáquio Diniz Alves, do IBGE, se o avanço da participação feminina continuar no ritmo atual, a paridade entre os sexos nos espaços municipais demorará ainda 150 anos para ser alcançada.

 

Por Eulla Carvalho – Comunicação Nacional PRB

Com informações: Portal Câmara dos Deputados

Foto: Douglas Gomes

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o prefeito de Caxias do Sul (RS) Daniel Guerra

Entre em contato
(54) 3218.6000

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest