PRB Mulher apoia campanha de filiação de mulheres

12_09_13_destaque02_df_prb_mulher_participa_lancamento_campanha_mulher

Brasília (DF) – O PRB Mulher do Distrito Federal participou na tarde desta terça-feira (11), no Hall da Taquigrafia da Câmara dos Deputados, do lançamento da campanha “Mulher, Tome Partido. Filie-se”. A campanha foi lançada pela Coordenadoria de Direitos da Mulher e pelas Procuradorias da Mulher da Câmara e do Senado.

O objetivo é aumentar em 20% o número de mulheres filiadas a partidos políticos até o dia 4 de outubro, prazo final de filiação para quem deseja concorrer a um cargo eletivo nas eleições de 2014. Com a iniciativa, os organizadores esperam ampliar em 30% a representação da bancada feminina na Câmara e no Senado no próximo ano.

Para a coordenadora do PRB Mulher do Distrito Federal, Helen Assumpção, a campanha é fundamental e fortalece a busca por mais espaços também dentro dos partidos. “A participação das mulheres na política passa essencialmente pelos partidos políticos e, para ampliar a nossa representação nas esferas de poder, precisamos também ampliar o nosso espaço dentro dos partidos, não apenas em número de filiadas, mas ocupando espaços de decisão”, ponderou a republicana.

Segundo a procuradora da Mulher Elcione Barbalho, esse momento é muito importante para as mulheres. “O que queremos é que as mulheres sejam respeitadas, queremos uma participação maior das mulheres na política. Temos que nos unir em busca de um país melhor.”

De acordo Patrícia Rodriguez, recém-filiada ao PRB-DF, o lançamento da campanha é válido. “A mulher tem de participar da política. Vivemos um momento novo na sociedade, onde a mulher não é mais vista somente como dona de casa, temos de aproveitar esse momento para inserir a mulher na política. Lugar de mulher também é na política”, afirmou a militante.

Estiveram presentes no lançamento da campanha as deputadas Jô Moraes; Erika Kokay; Alice Portugal; Benedita da Silva; Carmen Zanotto; Elcione Barbalho, dentre outras autoridades.

Entenda mais sobre a campanha

A primeira fase da campanha terá inserções publicitárias em rádio e televisão de abrangência nacional. Depois do prazo de filiação, a campanha continua por meio de ações direcionadas a dirigentes partidários para que as mulheres filiadas realmente registrem candidatura. A segunda fase da campanha segue até 30 de junho do ano que vem.
De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 51,5% da população brasileira são mulheres, ou seja, mais de 97 milhões de brasileiras. Mas, nas eleições de 2010, apenas 45 mulheres foram eleitas deputadas federais, representando 8,77% das cadeiras da Casa. No Senado, foram eleitas sete mulheres das 54 vagas preenchidas no Senado naquele ano, o que representou 12,99% do total.
Pesquisa

Pesquisa de opinião pública realizada pelo Ibope e pelo Instituto Patrícia Galvão, em abril deste ano, em todo o País, com 2002 entrevistados com mais de 16 anos de idade, revelou que oito em cada dez brasileiros consideram que deveria ser obrigatória a participação paritária de mulheres e homens nas casas legislativas municipais, estaduais e federais.

Entretanto, de acordo com o demógrafo José Eustáquio Diniz Alves, do IBGE, se o avanço da participação feminina continuar no ritmo atual, a paridade entre os sexos nos espaços municipais demorará ainda 150 anos para ser alcançada.

 

Por Eulla Carvalho – Comunicação Nacional PRB

Com informações: Portal Câmara dos Deputados

Foto: Douglas Gomes

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest