PRB combate maus-tratos a animais no Instituto Royal

31_10_13_otoniel-lima-prb_combate_maus_tratos_animais_royal001

Brasília (DF) – Com a presença dos deputados federais do PRB Acelino Popó (BA), Antonio Bulhões (SP) e Otoniel Lima (SP), a Comissão de Meio Ambiente da Câmara debateu, na tarde desta terça-feira (29), a denúncia de maus-tratos a animais no Instituto Royal. A audiência pública contou com a presença do advogado da instituição, Alexandre Domingos Serafim, da apresentadora Luisa Mell e de ativistas.

O deputado Otoniel Lima (PRB/SP), que esteve no município de São Roque na última sexta-feira (25), afirmou que só quem esteve pessoalmente no local pode dizer que houve maus-tratos. “Não fomos recebidos por nenhuma autoridade competente no instituto. Chegamos às 9h da manhã e só saímos 20h quando conseguimos interditar as atividades do laboratório. Vamos movimentar a população para que esse episódio não caia no esquecimento e que esses 60 dias se transformem em ações concretas que impeçam a matança e a mutilação de outros animais”, afirmou.

Para Bulhões, o assunto não pode ser tratado com sensacionalismo. “Sou contra o sofrimento e o sacrifício de animais para testar cosméticos ou outros produtos não essenciais. Mas não tenho como ser contra as pesquisas para a cura do câncer e de outras doenças que afetam a humanidade. Precisamos encontrar um meio termo e desenvolver alternativas para não atrasar as pesquisas cientificas nessa área”, ponderou o parlamentar.

31_10_13_destaque01_df_prb_combate_maus_tratos_animais_royal002Popó declarou seu amor pelos animais e disse que não medirá esforços para defender a causa. “O Ministério da Ciência e Tecnologia precisa encontrar meios de realizar pesquisas sem o uso de animais e acabar com esse sofrimento causado a eles”, defendeu.

O advogado do Instituto Royal Alexandre Domingos Serafim afirmou, durante a audiência, que todas as pesquisas com animais feitas hoje no instituto têm base na ordem e na legalidade. Ele informou que a entidade possui uma comissão de ética para analisar o tratamento dos animais e certificado de boas práticas de pesquisas com animais.

Serafim afirmou também que a entidade tem certificado do Conselho de Controle de Experimentação Animal (Concea), e todas as instalações em que os cães são tratados respeitam as dimensões reguladas por lei. Ele ressaltou ainda que, em 2013, a pedido do Ministério Pulico, o Instituto Royal sofreu ampla inspeção. Segundo o advogado, um biólogo verificou o estado de saúde dos animais e constatou que eles estavam bem e não aparentavam ter sofrido abusos e maus-tratos.

O republicano César Halum (PRB-TO) é o vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais na Câmara, que tem como membros os deputados Acelino Popó, Antonio Bulhões, Cleber Verde e Otoniel Lima. Eles também fazem parte da comissão externa que investiga os maus-tratos aos animais e acreditam que a averiguação não deve ser apenas no Instituto Royal, mas em todos os laboratórios de pesquisa do Brasil.

Por Mônica Donato- Ascom Liderançado PRB na Câmara dos Deputados

Foto: Douglas Gomes

 

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest