PRB apoia a criação da Universidade Mundial de Segurança

S

 

 

SALVADOR (BA) – A capital da Bahia foi a cidade escolhida para sediar o fórum que discutirá o projeto de criação e instalação da Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social, da Organização das Nações Unidas (ONU). O “Fórum de Salvador”, que acontece na sede do Ministério Público Estadual (MPE) e acaba amanhã (30), recebeu o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira; o pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno; e o advogado criminalista e conselheiro da Ordem dos Advogados de São Paulo, Eduardo Leite.

“O PRB tem trabalhado para que este projeto se torne uma realidade aqui no Brasil”, disse Marcos Pereira durante o fórum que recebeu representantes de 14 países. Segundo as autoridades, a ideia é que a Universidade Mundial funcione como um órgão de estudos e pesquisas capazes de subsidiar as decisões de governos e instituições internacionais.

SNa segunda-feira (28), as atividades foram reservadas às autoridades nacionais e internacionais, que, nos temas de criminologia, direito penal e defesa social, discutiram o projeto a ser proposto à ONU. O secretário da Serinter, Fernando Schmidt, presidiu o fórum e o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, foi um dos relatores. O evento é organizado pelo MPE e o governo estadual, por intermédio da Secretaria de Relações Internacionais (Serinter).

Durante o “Fórum de Salvador”, a estrutura e o modelo acadêmico da universidade devem ser planejados, como também definidas as linhas de estudos e pesquisas. Além disso, os temas como o planejamento de políticas públicas de resolução de conflitos, a prevenção do crime, o controle da violência e a defesa dos direitos humanos devem ser as principais propostas.

Uma comitiva do PRB, formada pelo deputado estadual e presidente municipal do partido, Sidelvan Nóbrega; pelo deputado federal Márcio Marinho; e pelo deputado estadual e presidente estadual do partido, José de Arimatéia, estava presente no fórum.

Criação da Universidade

Em abril de 2010, Salvador sediou o “12° Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal”. Porém, foi durante o “Fórum de Bellagio”, na Itália, em 2011, que a ideia de criar a Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social no Brasil foi aprovada. Na época, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cesar Peluso, defendeu a importância de uma abordagem mais intersetorial para os temas de segurança pública e do desenvolvimento humano e social.

Em 2012, o “Fórum de Salvador” destaca o conceito de “Segurança Cidadã”, por meio da criação da Universidade, onde inclui a articulação de todas as instâncias de Justiça, como as forças policiais, as instituições judiciais e sistema prisional, por exemplo.

Diversas autoridades nacionais e internacionais estavam presentes no fórum, entre elas, o subsecretário-geral da ONU para Coordenação de Políticas e Agências de Negócios, Thomas Stelzer; o representante da União Europeia, juiz da Suprema Corte de Justiça da França, Jean Paul Laborde; o professor da Universidade Americana de Washington e diretor do “Fórum de Bellagio”, Emilio Viano; o presidente do Supremo Tribunal Feferal (STF), ministro Carlos Ayres Brito; a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon; o representante do Brasil na Fundação Internacional Penal e Penitenciária da ONU, professor Edmundo Oliveira; o procurador-geral de Justiça, Wellington César Lima e Silva; o vice-governador do estado, Otto Alencar; o diretor executivo da TV Itapoan-Rede Record, Carlos Alves; entre outros.

 

Por Jamile Reis com informações e fotos da Ascom Sidelvan Nóbrega
Fonte: MP/BA

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest