Plano Nacional da Educação para o setor pesqueiro

ministro-eduardo-lopes-entrega-25-04-14

 

O ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes (PRB-RJ), entregou ao ministro da Educação, Henrique Paim, o projeto do Plano Nacional de Educação na Pesca e Aquicultura. O trabalho, desenvolvido em conjunto pelas secretarias do Ministério da Pesca e Aquicultura, prevê um esforço para a alfabetização e melhoria do nível educacional do setor – especialmente dos pescadores, categoria que possui até 70% de trabalhadores com

até a 4ª série do ensino fundamental. Os ministros também celebraram acordo que prevê a garantia de 10,3 mil vagas do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) para a pesca e aquicultura, em 2014.

“A construção de um plano de educação específico para o pescador e para o aquicultor é importante porque essas atividades têm características específicas, que se não forem respeitadas tornam o trabalho de alfabetização ou melhoria da escolaridade muito difícil de ser realizado”, declarou Lopes. Segundo o ministro, está previsto na proposta, entre outras ações, por exemplo, que o pescador possa frequentar turmas de educação de jovens e adultos durante os defesos (períodos de pesca proibida para a reprodução das espécies), quando ele é obrigado a ficar em casa e suspender as atividades.

O longo tempo de trabalho no mar – semanas, às vezes meses – é apontado como um dos motivos para a baixa escolaridade do pescador brasileiro. O pescador artesanal quase sempre depende exclusivamente do seu esforço para garantir o pão de cada dia e tem dificuldades para encontrar horários que permitam frequentar aulas regulares – mesmo nas turmas de educação de jovens e adultos.

Com o Pronatec, a expectativa do Ministério da Pesca e Aquicultura é qualificar o setor. O trabalho já vinha sendo realizado em parceria com o Ministério da Educação e o acordo assinado hoje formaliza a oferta de vagas específicas para o setor.

Serão ofertadas vagas em 18 modalidades de curso. Entre eles estão: condutor de turismo de pesca; criador de peixes em tanque rede; criador de peixe em viveiros escavados; marisqueiro; operador de beneficiamento de pescado; aquicultor; operador e mantenedor de embarcações de pesca artesanal; pescador artesanal de água doce; pescador artesanal de ambiente marinho; pescador profissional; piscicultor; preparador de pescado; redeiro; técnico em aquicultura; técnico em equipamentos pesqueiros; técnico em pesca; técnico em recursos pesqueiros e técnico em processamento de pescado.

Os cursos são gratuitos e ministrados nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do Senai, do Senac, do Senar e do Senat. Os interessados precisam comparecer a Superintendência da Pesca e Aquicultura em seu estado para solicitarem as inscrições.

 

Engenharia de Pesca

No encontro com o ministro da Educação, o ministro da Pesca e Aquicultura também defendeu o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Paraná em Santo Antônio da Platina. Lopes estava acompanhado de professores e parlamentares da região, que acreditam que o curso de engenharia de pesca trará benefícios, especialmente para a aquicultura no interior daquele Estado. O ministro da Educação encaminhou a proposta para análise das equipes técnicas, mesmo procedimento adotado para o Plano Nacional de Educação para a Pesca e Aquicultura.

 

 

Texto e foto: Ascom MPA

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest