Pescadores poderão retirar a carteira profissional em sindicatos

26_06_13_destaque03_df_pescadores_carteira_profissional_acordo_assinado001

Brasília (DF) – Pescadores do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Piauí e Santa Catarina vão poder fazer o recadastramento e retirar a nova carteira profissional em sindicatos filiados a Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins (FNTTAA). O Ministério da Pesca e Aquicultura assinou nesta segunda- feira (24) um Acordo de Cooperação com estas instituições para ampliar o atendimento aos trabalhadores.

Essa medida irá facilitar a vida daqueles que não podem se deslocar até uma Superintendência. O Ministério conta hoje com mais de um milhão de pescadores profissionais cadastrados no Registro Geral da Pesca.  “Para um pescador que mora em áreas remotas da Amazônia ter a oportunidade de tirar a carteira em outras instituições conveniadas ao Ministério é muito importante. Ele não vai mais ficar dependendo de ações políticas que ocorriam no passado conforme apontam as investigações da polícia”, disse o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella (PRB).

Para o presidente da FNTTAA, Luís Penteado, o Acordo vai permitir que os sindicatos se aproximem mais dos pescadores e também assumam a responsabilidade de ajudar o Ministério a controlar o Registro. “Nós que ajudamos a criar esse ministério entendemos que também somos responsáveis por ele. Por isso, temos que fazer todo esforço necessário para que o Registro tenha informações verídicas evitando as fraudes e irregularidades” ressaltou Penteado.

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins existe há 77 anos e representa 33 sindicatos marítimos, fluviais e de pescadores.

Recadastramento

Com o objetivo de combater as fraudes, o MPA está sendo mais rigoroso no recadastramento dos pescadores profissionais e na fiscalização dos municípios que concentram o maior número de pescadores. Para obter a nova carteira e exercer a atividade regularmente os profissionais de todo o país tem até 60 dias após a data de seu aniversário para atualizar os dados pessoais no site do MPA (www.mpa.gov.br).

O pescador irá receber um protocolo, que deve ser impresso e entregue na Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura mais próxima ou nas entidades de classe conveniadas ao Ministério. Após esse procedimento será colhida a digital do trabalhador para a impressão da nova carteira, que não terá prazo de validade. Mas, é necessário comprovar anualmente que exerce a atividade por meio de um relatório de produção.

A carteira permite que o trabalhador tenha acesso aos programas sociais do governo federal, como microcrédito, assistência social e o seguro desemprego, que é pago nos meses do defeso (período em que é proibida a pesca para proteger a reprodução de peixes, lagostas e camarões). Elas são confeccionadas em material resistente, impermeável e com tecnologia QR Code, que dá acesso aos dados dos pescadores diretamente do sistema do MPA de forma instantânea.

O recadastramento começou a ser feito no ano passado e as estimativas já apontam para 300 mil nomes a menos no Registro Geral da Pesca. “Nós estamos fazendo o recenseamento devido às acusações e as investigações da Polícia Federal de que tinha muitas pessoas infiltradas no RGP para receber o seguro defeso e que não eram pescadores. Por determinação da presidenta Dilma estamos fazendo o  recadastramento e precisamos de outras entidades que possam nos ajudar porque são mais de um milhão de pescadores que estão registrados hoje no MPA” ressaltou o ministro.

Fonte e fotos: Ascom MPA

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest