Otoniel Lima declara guerra a quem maltrata os animais

Câmara cria comissão externa para investigar denúncias de maus-tratos praticados pelo Instituto Royal

Publicado em 24/10/2013 - 00:00

24_10_13_destaque03_sp_otoniel_declara_guerra_contra_maltratantes_animais001
Na avaliação de Otoniel, o problema não está na legislação e, sim, na fiscalização

Brasília (DF) – O deputado federal Otoniel Lima (PRB-SP) cobrou explicações dos responsáveis pelo Instituto Royal, em São Roque-SP, acerca das informações de maus-tratos aos animais, noticiadas pela mídia, após a invasão do laboratório na madrugada da última sexta-feira (18). Na avaliação de Otoniel, o problema não está na legislação e, sim, na fiscalização.

“Sabemos da importância dos trabalhos desenvolvidos pelo instituto, mas não vamos tolerar maus-tratos e sacrifícios de animais. Com a Lei nº 11.794, de 2008, criou-se o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal, que tem como objetivo investigar e habilitar as empresas com interesse em realizar pesquisas em animais. Queremos saber se houve falha na fiscalização”, afirmou.

24_10_13_destaque03_sp_otoniel_declara_guerra_contra_maltratantes_animais002

Otoniel destacou o art.14 da Lei nº 11.794 no qual está expresso que as empresas privadas devem ser fiscalizadas pelo Conselho de Ética no Uso de Animais e pelo CONCEA, ambos do Ministério de Ciência e Tecnologia. “Onde estavam os fiscais que não viram a situação em que se encontravam os cães da raça beagle no Instituto Royal?”, questionou o parlamentar.

A Câmara dos Deputados criou na tarde desta terça-feira (22) uma comissão externa para investigar denúncias de maus-tratos praticados pelo instituto. Os trabalhos do colegiado serão coordenados pelo deputado Delegado Protógenes.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend