Ministério da Pesca e Marinha do Brasil fiscalizam pesca e embarcações no litoral do Ceará

08_04_13_destaque04_ce_mpa_e_marinha_fiscalizam_litoral_do_ceara

A Marinha do Brasil (MB) e o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), comandado por Marcelo Crivella (PRB), realizaram uma operação conjunta de fiscalização no litoral leste do Estado do Ceará, na altura dos municípios de Aracati, Fortim e Icapuí, entre os dias 24 e 28 de março. A operação, no período de defeso da lagosta, envolveu a Capitania dos Portos do Ceará (CPCE), a Agência da Capitania dos Portos em Aracati (AgAracati) e Agentes de Apoio à Fiscalização do MPA. O defeso proíbe a captura das espécies durante o seu período de reprodução, de forma a garantir a sustentabilidade ambiental dos estoques pesqueiros. No caso da lagosta, o defeso foi iniciado em 1º de dezembro e prosseguirá até 31 de maio, em todo o litoral brasileiro.

No mar, os militares da CPCE e os agentes do MPA notificaram nove embarcações que estavam com documentação irregular. Por terra, a AgAracati notificou duas embarcações que estavam em desacordo com a Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA). Foram empregadas no apoio à operação quatro viaturas tipo L-200 (4×4), um flexboat e uma moto aquática, que são meios da CPCE e da AgAracati.

O propósito da operação foi a identificação de possíveis pontos de pesca predatória e a localização de embarcações e proprietários que estivessem atuando em desrespeito às exigências contidas na legislação do MPA e às Normas da Autoridade Marítima (NORMAM), com a consequente notificação.

Acordo de cooperação

A operação conjunta é decorrente de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Marinha do Brasil e o Ministério da Pesca e Aquicultura. Foi iniciada com reuniões envolvendo militares da CPCE, da AgAracati e cinco agentes do MPA, no dia 21 de março. Na oportunidade, ocorreu a disseminação das NORMAM , da legislação do MPA e das regras de comportamento. Também ocorreu a familiarização com a área da operação e com a embarcação, pelos agentes do MPA, que tiveram a oportunidade de navegar com a lancha ainda no dia 22, antes da operação propriamente dita.

Durante a operação foi empregada a lancha Sirigado, recebida do MPA em função de Termo de Cessão estabelecido. A lancha possui as seguintes principais características: comprimento total: 11 m; boca: 3,68 m; pontal: 1,75 m; deslocamento: 9,5 toneladas e velocidade máxima contínua 37 nós e velocidade de serviço de 26 nós.

“A fiscalização foi realizada com êxito. Novas operações semelhantes já estão previstas para a região, sendo que a Marinha do Brasil pretende se preparar inclusive para atender a operações de busca e socorro”, confirma a equipe do ministro Marcelo Crivella.

Fonte: Ascom MPA

Foto: Divulgação

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest