Marinho debate problemas da cacauicultura no Brasil

31_10_13_destaque02_ba_marinho_debate_problemas_cacauicultura_brasil

Brasília (DF) – Atendendo ao requerimento do deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA), a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados realizou, na tarde desta terça-feira (29), audiência pública para tratar os problemas da cacauicultura no Brasil. Marinho questionou a Secretaria de Orçamento Federal sobre os sucessivos cortes feito ao orçamento da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – CEPLAC e criticou a ausência de representes do Ministério da Agricultura no debate.

“Recebemos o apelo de vários produtores do sul da Bahia para que nós pudéssemos ser seus interlocutores nesse diálogo que está havendo nesta Casa hoje. Também fomos procurados por prepostos da CEPLAC que nos informaram que sem esses investimentos do governo não há meios para aumentar o desenvolvimento e a produção do setor. Sabemos da necessidade de contingenciamento em alguns setores da agricultura, mas o cacau tem uma importância histórica e não podemos fugir desse debate”, recriminou.

O deputado lembrou que grande parte das plantações de cacau apresenta aumento de variedades susceptíveis à vassoura-de-bruxa, o que pode ser uma consequência do não uso de novas tecnologias de combate à praga. “A CEPLAC é responsável pela proteção do Plano da Lavoura Cacaueira e sem esses recursos orçamentários para o controle da enfermidade, a situação ficará cada vez mais incerta para a cultura cacaueira, que não se restringe apenas ao Estado da Bahia, mas também a outros estados da Federação”, acrescentou.

A audiência pública contou com a participação do diretor da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Helinton José Rocha, do diretor do Departamento de Programas da Área Econômica do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, representando a Secretaria de Orçamento Federal, Marcos de Oliveira Ferreira, do superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria da Agricultura da Bahia, Raimundo Sampaio e de vários representantes de entidades ligadas à produção de cacau.

Por  Mônica Donato – Ascom Liderança do PRB na Câmara dos Deputados

Foto: Douglas Gomes

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest