Marinho cumpre Missão Oficial em Angola

 

marinho-cumpre-missao-oficial-em-angola-prb-07-11-13-01

 

O deputado republicano Márcio Marinho (PRB/BA) participa na cidade de Luanda, Angola, da IV Assembleia Parlamentar da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP). O deputado foi designado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, para compor a Missão Oficial juntamente com os deputados Janete Rocha Pietá e Eduardo Azeredo. O evento acontece entre os dias 04 e 07 de novembro.

Defensor incansável do diálogo constante entre Executivo e Legislativo, também na esfera da CPLP, Marinho representará o Brasil no debate sobre Democracia, Estabilidade Política e Desenvolvimento, nesta quarta-feira (6), dividindo a mesa com parlamentares de Moçambique e Timor Leste e, no tema de Seguridade Social nos Países da CPLP, debaterá com deputados de São Tomé e Príncipe e Angola.

marinho-cumpre-missao-oficial-em-angola-prb-07-11-13-03A IV Assembleia está em seu terceiro dia de trabalhos e reúne parlamentares de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste para discutir temas relevantes de suas agendas, e sugerir soluções compartilhadas de aplicação prática em suas sociedades.

Saiba mais

A CPLP foi inicialmente pensada em São Luís do Maranhão, em 1989, ocasião onde Chefes de Estado e de Governo dos países de Língua Portuguesa reuniram-se a convite do então presidente José Sarney. Sua missão está centrada na promoção da concertação político-diplomática, da cooperação e defesa, e na difusão da língua portuguesa entre os países-membros. A Assembleia Parlamentar (AP) é um dos órgãos da CPLP e sua essencialidade está expressa no diálogo direto entre os Parlamentos dos oito países-membros, a fim de apreciar matérias à luz de seu estatuto e das atividades da CPLP.

marinho-cumpre-missao-oficial-em-angola-prb-07-11-13-02Apesar da vital existência da AP no âmbito da CPLP, seu escopo foi duramente ameaçado com a possibilidade real de diminuí-la a um órgão puramente consultivo. Isto ocorreu na reunião do Grupo de Trabalho para Revisão do Estatuto e do Regimento no último mês de agosto deste ano, em Lisboa-Portugal. Além disso, a prioridade de reorganização sistemática da AP estaria em último lugar quando comparada aos demais órgãos da CPLP. Na ocasião, o incidente causou grande mal-estar entre os parlamentares que iniciaram um embate caloroso sobre a referida mudança.

 
Texto: Jamile Cerqueira
Edição: Ascom PRB

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest