Marinho critica importação de bananas do Equador e defende produção da fruta no Brasil

Marinho critica importação de bananas do Equador e defende produção da fruta no Brasil

Segundo o parlamentar, as preocupações são de ordem sanitária.

 

Brasília (DF) – Em discurso proferido no plenário da Câmara, na quinta-feira (22), o deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA) alertou para um problema que vem afligindo os membros da Comissão de Agricultura: a importação de bananas do Equador. Segundo o parlamentar, as preocupações são de ordem sanitária.

“Nós sabemos que a banana é uma das frutas mais consumidas no mundo, sendo explorada na maioria dos países tropicais. No Brasil a Região Nordeste concorre com 36% da produção nacional. A Bahia, o meu Estado, com 35% da produção nordestina e 14% da produção nacional”, ponderou.

O republicano destacou que o Projeto Formoso, de cultura de banana no sul da Bahia tem trazido resultados auspiciosos aos produtores da região. “Esse projeto, coordenado pela CODEVASF, alcança uma área cultivada hoje de seis mil hectares. Esse dado faz com que o município de Bom Jesus da Lapa (BA) fique em segundo lugar no ranking de produção de banana no país, perdendo apenas para a região do Vale do Ribeira, em São Paulo”, acrescentou.

Marinho disse, ainda, que foi aprovado ontem, na Comissão de Agricultura, um requerimento de convite aos ministros da Agricultura, de Relações Exteriores e do Desenvolvimento Agrário com o objetivo de esclarecer a importação de bananas do Equador. Especialistas afirmam que a entrada da banana do Equador no Brasil representa um perigo pela possível entrada de pragas que são nocivas ao nosso bananal.

O parlamentar sugeriu, também, que o governo coloque à disposição do setor, linhas de crédito com juros compatíveis com a capacidade de pagamento dos produtores a fim de manter o mercado interno abastecido.

 

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB na Câmara dos Deputados
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest