Mais de trezentos idosos celebram o Dia Internacional da melhor idade

08_10_13_atuacao01_ba_mais_trezentos_idosos_celebram_dia_internacional001

Arimatéia realiza evento na Assembleia Legislativa da Bahia

Salvador (BA) – Proposto pelo deputado estadual, José de Arimatéia (PRB), a cerimônia realizada na manhã da última quinta-feira (03), no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia discutiu as principais deficiências do setor e o Estatuto do Idoso, que completa em 2013 dez anos de promulgado. Na oportunidade o parlamentar fez uma homenagem a mãe, Maria da Conceição Paiva, que assistia o ato do Rio Grande do Norte, através da transmissão realizada pelo Canal Assembleia.

“As pessoas da terceira idade têm direitos estabelecidos no Estatuto do idoso, que devem ser reforçados com a criação de políticas públicas mais eficazes. No entanto, o atual cenário de nossa sociedade é o constante desrespeito à terceira idade. Precisamos estar atentos as necessidades deles, para que possam viver de forma digna e com seus direitos assegurados”, destacou Arimatéia.

A bandeira de defesa ao idoso já acompanha o Parlamentar desde o seu primeiro mandato na Casa Legislativa (1999-2003), quando chegou a propor a criação da Delegacia do Idoso. Nesse mandato o deputado elaborou a indicação nº 18.698/2011, que solicita ao governador da Bahia, Jaques Wagner a criação do Instituto do Idoso no estado.

Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o contingente de idosos no país está estimado em 20 milhões. Dados do órgão ainda apontam, que o número de brasileiros acima de 65 anos deve praticamente quadruplicar até 2060, confirmando a tendência de envelhecimento acelerado da população.

Conforme relatou a professora e presidente da Faculdade da Felicidade e especialista em Técnicas para trabalhar com idosos, Maria Lúcia Carvalho Palmeira, familiares e pessoas da terceira idade têm apresentado muita resistência em aceitar o envelhecimento ou alguma doença sintomática.

“Os próprios familiares muitas vezes não admitem, que o idoso esteja com Alzheimer ou Parkinson. Aqui procuro desenvolver todo um trabalho direcionado especialmente a estimulação cognitiva, que estimula a memória”, frisou.

Sobre a violência contra o idoso a Delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (Deati), Laura Maria de Argollo Campos, informou que nos primeiros seis meses deste ano foram registrados 863 tipos de agressões contra idosos na capital, e grande parte dos casos as agressões são realizadas por familiares. “São cerca de 50 denúncias mensais. Entre as principais ocorrências, maus-tratos, lesões, abuso sexual, abandono material e ameaça”, disse.

Após uma dança cigana cerca de trinta idosos cantaram num coral encerrando a cerimônia.

Participaram também da Sessão a Responsável técnica do Centro Geriátrico das Obras Sociais Irmã Dulce, Manuela Magalhães, aluna da Faculdade da Felicidade, Etienete Guimarães, Coordenador do Fórum Permanente em Defesa do Idoso, Roberto Loyola, Coordenadora do Núcleo Interinstitucional de ação Pró-idosos (Niapi) e Vice – Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Belamizia Ribeiro, Representando o governador da Bahia, Jaques Wagner o Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena e o Presidente do Instituto de Advogados Previdenciários da Bahia, membro do conselho jurídico da Confederação Nacional de Aposentados e Pensionistas, advogado e diretor da Associação de Aposentados e Pensionistas da Bahia, Marcos Barroso.

Fonte e fotos: Ascom José de Arimatéia

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o emailpautas@prb10.org.br

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest