Lopes defende construção de hotéis na região de Joá

Plenário do Senado

Brasília (DF) – Em discurso no plenário do Senado Federal, o senador Eduardo Lopes (PRB/RJ) manifestou preocupação com a demora na construção de hotéis na região do Joá, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O senador explicou que a região do Joá, que reúne uma estrada à beira-mar e a encosta da Joatinga, é o segundo bairro menos populoso da cidade, com pouco mais de 800 moradores, que vem atraindo o interesse de artistas e personalidades.

O senador disse que a Câmara de Vereadores do município aprovou, em dezembro de 2010, a autorização para a construção de hotéis na estrada do Joá, com o objetivo de diminuir o déficit hoteleiro, prevendo a demanda por conta da Copa do Mundo de Futebol e das Olimpíadas. Ele explicou que se trata de uma excepcionalidade, como é o caso do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que flexibiliza as regras de licitação.

No entanto, informou o senador, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vem mostrando contrariedade com os projetos de construção na região do Joá, apesar de os empreendimentos já terem as licenças ambientais e as autorizações da prefeitura. Segundo Eduardo Lopes, o órgão “vem andando na contramão” do interesse do legislador e do interesse público.

“A Câmara aprovou a lei, foram atraídos investidores e, hoje, eles estão esbarrando na inflexibilidade do Iphan”, declarou.

O senador informou que há quase cinco meses solicitou um encontro do Iphan com a associação de moradores do Joá e com os investidores, mas ainda não conseguiu a reunião porque não houve resposta do instituto. Ele disse que também não tem conseguido agendar um encontro na Secretaria de Urbanismo do Rio de Janeiro.

O senador pediu que os ministros da Cidade, Aguinaldo Ribeiro, do Esporte, Aldo Rebelo, de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e do Turismo, Marta Suplicy, ajudem na situação. Segundo Lopes, com a falta de definição da construção de hotéis, algumas regiões do Joá já registraram invasões irregulares.

“É justo o pleito, que não é somente dos moradores ou dos construtores, mas de todos nós que queremos um Rio de Janeiro melhor. O tempo está passando e é preciso iniciar as construções com urgência”, afirmou o senador.

Fonte: Agência Câmara

Edição: Helen Assumpção – Comunicação Nacional do PRB

Foto: Lia de Paula

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest