Líder chama atenção para colapso municipal iminente

antonio-bulhoes-prb-critica-uniao-pelo-estrangulamento-orcamentarios-das-prefeituras-31-05-12

 

 

BRASÍLIA (DF) – A degradação da situação orçamentária dos municípios brasileiros, provocada pelas sucessivas dívidas contraídas, foi tema de discurso proferido pelo líder do PRB na Câmara, Antônio Bulhões. O parlamentar lembrou que, a despeito do papel das prefeituras como locais “onde emergem os anseios populares mais autênticos do povo brasileiro”, não se reproduz essa importância quando se avalia o quadro atual dos municípios.

“Não se pode impor que o Executivo municipal se desmoralize em função das sucessivas dívidas contraídas. Os restos a pagar se acumulam e os convênios realizados para aquisição de equipamentos e para obras estão completamente defasados no que tange aos repasses orçamentário-financeiros do governo federal”, frisou.

Bulhões lembrou que de acordo com a Confederação Nacional dos Municípios, os restos a pagar da União somam R$ 24,5 bilhões em 2012. “Com esses números, o colapso municipal é iminente”, afirmou.

Para Bulhões, o acréscimo de despesas como a do novo salário mínimo é de R$ 5,4 bilhões. O novo piso do magistério, aliado à preocupação com as propostas de fixação de piso para agentes comunitários de saúde, enfermeiros e vigilantes (em tramitação no Congresso), pode inviabilizar definitivamente o caixa dos municípios brasileiros.

“Senhoras e senhores parlamentares, o momento exige tirocínio e decisão. Quando se fragiliza a base, o fundamento declina”, advertiu Bulhões, que fez um apelo aos congressistas para ajudar as prefeituras a não infringir as normas fiscais e financeiras, de forma a permitir que os municípios colaborem na construção de um País sem miséria.

 

Por Paulo Gusmão
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest