Lançado Plano Safra da Pesca e Aquicultura na Bahia

27_03_13_destaque03_ba_lancado_plano_safra_na_bahia001

 

Salvador (BA) – O Estado da Bahia recebeu, na manhã desta terça-feira (26), o lançamento do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, programa que destina R$ 4,1 bilhões para a expansão e modernização do setor no Brasil. O deputado estadual, José de Arimatéia (PRB), realizou o evento no Plenário do Parlamento Baiano em parceria com a Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura (BA), Silvia Cerqueira (PRB), onde foi anunciado que o programa deve resgatar cerca de 100 mil famílias de pescadores e aquicultores da linha de pobreza.

Arimatéia ressaltou que o Plano Safra representa um passo importante para fortalecer o estado como potência pesqueira, já que a Bahia possui o maior litoral do País. Ainda, ele prevê que o estado baiano será lançado definitivamente no mercado como um dos grandes exportadores mundiais de pescado. “A Bahia possui o maior litoral de todo Brasil e reúne 13 bacias hidrográficas um potencial extraordinário para geração de emprego e renda, através da pesca e aquicultura. O Plano Safra transforma o setor em uma atividade econômica lucrativa”, analisa.

Já a superintendente Silvia Cerqueira destacou o diferencial de o Governo Federal criar estratégias vinculadas a demandas de investimento, comercialização e infraestrutura produtiva da pesca. Além disso, Cerqueira ressaltou a existência de linhas de crédito para a categoria e comentou que pescadores e marisqueiras da Bahia podem contar com total apoio da Superintendência no Estado.

A Sessão Especial foi encerrada ao embalo do Samba Coral de Pescadores e Marisqueiras da cidade de São Francisco do Conde, que entoaram músicas sobre o cotidiano dos pescadores. As instituições representadas foram a Associação de Pescadores e Marisqueiras, Assemelhados e Adjacências de Joanes; a Federação dos Pescadores e Aquicultores da Bahia; a Assessoria de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil; e a Cooperativa de Pescadores da Baía de Todos os Santos.

Desenvolvimento

Recentemente, o Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella (PRB), anunciou que o programa destina R$ 4,1 bilhões para a expansão da aquicultura, a modernização da pesca e o fortalecimento da indústria e do comércio pesqueiro. “A meta é gerar dois milhões de toneladas anuais até 2014”, destacou à época.

Com a notícia, diversas ações de incentivo para o desenvolvimento do setor estão sendo aplicadas no parlamento baiano, a exemplo da vereadora Tia Eron (PRB-BA), que destacou que a atuação de Crivella frente ao Ministério da Pesca a impulsionou a apresentar um projeto, na semana passada, que indica ao Executivo a inclusão do peixe na merenda escolar. “Quem achava que o Ministro Crivella estava indo para uma pasta que não tinha sentido e nem valor, hoje, tem uma outra conotação com a presença dele”, arremata a republicana.

Por Jamile Reis

Com informações e fotos de Ludmilla Cohim – Ascom José de Arimatéia

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o emailpautas@prb10.org.br

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest