Lançado Plano Safra da Pesca e Aquicultura na Bahia

27_03_13_destaque03_ba_lancado_plano_safra_na_bahia001

 

Salvador (BA) – O Estado da Bahia recebeu, na manhã desta terça-feira (26), o lançamento do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, programa que destina R$ 4,1 bilhões para a expansão e modernização do setor no Brasil. O deputado estadual, José de Arimatéia (PRB), realizou o evento no Plenário do Parlamento Baiano em parceria com a Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura (BA), Silvia Cerqueira (PRB), onde foi anunciado que o programa deve resgatar cerca de 100 mil famílias de pescadores e aquicultores da linha de pobreza.

Arimatéia ressaltou que o Plano Safra representa um passo importante para fortalecer o estado como potência pesqueira, já que a Bahia possui o maior litoral do País. Ainda, ele prevê que o estado baiano será lançado definitivamente no mercado como um dos grandes exportadores mundiais de pescado. “A Bahia possui o maior litoral de todo Brasil e reúne 13 bacias hidrográficas um potencial extraordinário para geração de emprego e renda, através da pesca e aquicultura. O Plano Safra transforma o setor em uma atividade econômica lucrativa”, analisa.

Já a superintendente Silvia Cerqueira destacou o diferencial de o Governo Federal criar estratégias vinculadas a demandas de investimento, comercialização e infraestrutura produtiva da pesca. Além disso, Cerqueira ressaltou a existência de linhas de crédito para a categoria e comentou que pescadores e marisqueiras da Bahia podem contar com total apoio da Superintendência no Estado.

A Sessão Especial foi encerrada ao embalo do Samba Coral de Pescadores e Marisqueiras da cidade de São Francisco do Conde, que entoaram músicas sobre o cotidiano dos pescadores. As instituições representadas foram a Associação de Pescadores e Marisqueiras, Assemelhados e Adjacências de Joanes; a Federação dos Pescadores e Aquicultores da Bahia; a Assessoria de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil; e a Cooperativa de Pescadores da Baía de Todos os Santos.

Desenvolvimento

Recentemente, o Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella (PRB), anunciou que o programa destina R$ 4,1 bilhões para a expansão da aquicultura, a modernização da pesca e o fortalecimento da indústria e do comércio pesqueiro. “A meta é gerar dois milhões de toneladas anuais até 2014”, destacou à época.

Com a notícia, diversas ações de incentivo para o desenvolvimento do setor estão sendo aplicadas no parlamento baiano, a exemplo da vereadora Tia Eron (PRB-BA), que destacou que a atuação de Crivella frente ao Ministério da Pesca a impulsionou a apresentar um projeto, na semana passada, que indica ao Executivo a inclusão do peixe na merenda escolar. “Quem achava que o Ministro Crivella estava indo para uma pasta que não tinha sentido e nem valor, hoje, tem uma outra conotação com a presença dele”, arremata a republicana.

Por Jamile Reis

Com informações e fotos de Ludmilla Cohim – Ascom José de Arimatéia

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o emailpautas@prb10.org.br

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador Atílio Francisco (PRB-SP)

atiliofrancisco@camara.sp.gov.br
(11) 3396-4434

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest