Itajaí realizou apenas 30 laqueaduras em cinco anos

19ª Sessão Ordinária de 2013

Itajaí (SC) – Disparado, a falta de vagas em creche é a maior reclamação no município de Itajaí. Além de procurar soluções para resolver esta demanda, há quem pense além. A vereadora Anna Carolina Martins (PRB-SC) quer maior efetividade nas políticas de planejamento familiar, principalmente com relação às mulheres. Hoje, para fazer uma laqueadura as itajaienses precisam se deslocar para Penha. Isto porque, o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen se nega a realizar o procedimento. “É um absurdo esta situação em que as administradoras da unidade colocam questões religiosas à frente da saúde. E o pior é perceber que não se faz nada em relação a isto!”, reclama Anna Carolina.

Em fevereiro deste ano, um dos primeiros requerimentos apresentados pela parlamentar foi justamente pedindo explicações (tanto à Secretaria municipal de Saúde quanto ao hospital) para que informassem a realização de laqueaduras realizadas nos últimos anos. E a resposta foi assustadora: de 2008 a novembro de 2012 foram feitos apenas 30 cirurgias – sendo que nenhuma delas no Marieta.
Em contato com a vice-prefeita Dalva Rhenius, Anna Carolina foi informada que realmente há esta dificuldade com relação ao hospital, mas garantiu que o programa de planejamento familiar funciona muito bem no município.

A vereadora já protocolou uma indicação pedindo que a prefeitura, através da Secretaria de Saúde, divulgue os métodos de esterilização feitos pelo município, em especial a laqueadura. “Não consigo crer que apenas 30 mulheres, num período de cinco anos, manifestaram interesse em fazer a laqueadura. Algo está errado. Se o programa funciona, mesmo eu achando que levar mulheres para realizar o procedimento em Penha não seja algo correto, então que se amplie a divulgação”, conclui.

Texto: Câmara Municipal de Itajaí

Foto: Davi Spuldaro/CVI

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest