Idealizador do programa Caravana da Solidariedade leva cultura aos idosos do DF

26_03_13_destaque04_df_idealizador_caravana_solidariedade_quirino_leva_cultura001

 

Brasília (DF) – A Secretaria do Idoso, liderada por Ricardo Quirino (PRB), promoveu nesta sexta-feira (22) mais uma ação. Desta vez, a Caravana da Solidariedade esteve na cidade de Sobradinho II para o encontro intergeracional entre avós, pais e alunos. Uma ampla programação cultural foi apresentada, além da palestra ministrada pela psicóloga Jaqueline Santos sobre “A importância dos avós na formação de filhos e netos”.

Muito atentos, os idosos interagiram com a palestrante a exemplo da sra Ivanlice Sousa, de 56 anos, que tem 18 netos e pode contar sua experiência de ser mãe, e agora avó. “Quando avó, o amor parece maior, temos o sentimento de cuidar, acolher, dar carinho, uma maior atenção, sem se preocupar com as obrigações quea mãe tem, de trabalhar, sustentar e educar. Hoje como avós, nossa preocupação é apenas protegê-los e mimá-los”, conta.

Para Dra. Jaqueline Santos, os avós hoje são chamados de segundo pai e segunda mãe. “Cabelos brancos significa experiência de vida riquíssima, por isso temos que aprender a valorizá-los”, disse a psicóloga para avós e alunos lá presentes.

A Diretora da escola, Shirlene Emídio, declara que o evento é uma forma de dizer ao avô e a avó, o quanto são especiais na vida dos netos. “Eles tem um papel fundamental na criação de nossos filhos. Os alunos me veem como diretora apenas. Hoje quero mostrar que também tenho família como eles, sou esposa, sou mãe e tenho também avó”, disse a diretora que convidou sua mãe e sua avó paraparticipar do evento.

A programação do dia seguiu com apresentação o do Grupo de Dança UFC – Unidos pela Força de Cristo que prestou uma linda homenagem aos avós presentes, emocionando a todos. Os alunos e avós também se divertiram muito com a apresentação da peça teatral “Ação e Reação”, realizada por servidores da Secretaria do Idoso. Os idosos puderam contar ainda com orientação jurídica e psicológica.

Para o Secretario do Idoso Ricardo Quirino, idealizador do programa, esse tema é muito importante e aconteceu nessa Escola de Sobradinho, pois tem o maior índice de crianças criadas pelos avós. “Nesta escola cerca de 60% das crianças moramcom os avós ou passam a maior parte do tempo com eles. Por isso, a escola é um ambiente propicio para mostrar como é fundamental o respeito e a valorização dos netos para com os avós. Existe uma ligação afetiva muito grande entre esses integrantes da família. Nós continuaremos a realizar essa pesquisa, e levaremos esta palestra a outras as escolas, focando a valorização do idoso e o respeito para com seus direitos”, enfatiza o republicano.

O deputado distrital Evandro Garla (PRB) prestigiou o evento. “É um prazer estar aqui ao lado do Secretário Quirino, prestigiando esse evento que fala da importância de se respeitar o vovô e a vovó”, comenta.

 

Fonte e fotos: Ascom SEI

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest