Hilton comenta sessão do Parlasul realizada no Uruguai

09_12_13_destaque04_hilton _comenta_sessao_parlasul_realizada_uruguai

Brasília (DF) – Ao retornar de Montevidéu (Uruguai) onde participou da primeira sessão deliberativa dos últimos três anos do Parlamento do Mercosul (Parlasul), o líder do PRB na Câmara, deputado George Hilton, informou que o Brasil propôs uma mudança no regimento do Parlasul, para permitir que a ausência da delegação de um país não inviabilize as reuniões.

“O regimento interno do Parlasul diz que para realização de uma sessão é necessário ter a presença de todos os países. Na ausência de um membro, não pode haver sessão. Queremos mudar o regimento para tornar exequível a razão de irmos lá. A ideia é que a sessão vai acontecer normalmente com deliberações e o país que faltar vai ter o prazo de 30 dias para se manifestar. Se nesse prazo ele não responder, assume-se como aprovado por todo o Parlasul”, explicou.

O deputado informou que foi instituída uma Comissão Especial para tratar sobre as alterações do regimento interno, e que o texto será submetido ao Plenário do órgão na próxima reunião, marcada para março, também no Uruguai. O deputado Rosinha será o representante do Brasil na comissão.

Em seu pronunciamento, Hilton disse que diante da globalização reinante, fica muito claro que o mundo é quase uma sociedade entre nações, impulsionado pelo expressivo aumento dos fluxos de capitais, investimentos externos e direitos nessas relações multicontratuais. Para ele, isso demonstra a importância em instituir blocos econômicos, onde as facilidades comerciais aduaneiras privilegiam os associados em relação à concorrência presente no comércio em geral.

Na avaliação do deputado, o Parlasul é um instrumento de interlocução dos povos e dos cidadãos do Mercosul. No entanto, ainda há muitos impasses, sobretudo no que diz respeito ao trânsito de pessoas nas cidades fronteiriças. “Há uma necessidade de que o Mercosul não se limite a ser um bloco meramente comercial e, sim, um bloco que avance nas questões políticas e culturais dando vantagens reais aos cidadãos que circulam pelos países que integram o bloco”, afirmou.

A eleição da nova Mesa foi uma das principais decisões do Parlasul durante a sessão. O novo presidente do órgão é o uruguaio Rubén Martínez Huelmo. O senador brasileiro Roberto Requião (PMDB-PR) é um dos vice-presidentes do órgão legislativo regional, que também conta com a argentina Beatriz Rojkez e o paraguaio Tomás Bittar.

Por Mônica Donato – Ascom Liderança do PRB na Câmara dos Deputados

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest