Halum reforça a importância do Outubro Rosa

10_10_13_destaque04_cesar_halum_reforca_importancia_campanha_outubro_rosa

O deputado federal César Halum (PRB-TO) apresentou requerimento solicitando o engajamento da Câmara dos Deputados na campanha Outubro Rosa, movimento que dá visibilidade pública à luta contra o câncer de mama. Teve início nesta terça-feira (1°), às 18 horas, no Congresso Nacional o Outubro Rosa, movimento mundial de mobilização pela conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. O slogan da campanha – “Acenda sua consciência” – é uma referência à iluminação rosa que o Congresso recebe neste mês. O ato é uma iniciativa da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceria com a Procuradoria da Mulher do Senado Federal.
“Assim como aconteceu no ano passado, a Câmara aceitou dar sua parcela de contribuição a essa campanha por meio da iluminação cor de rosa da parte externa do Anexo I e da cúpula do Plenário da Casa. Trata-se de um gesto da maior relevância. Mais do que iluminar monumentos, o mês de outubro é oportunidade para refletir e por em prática ações, como prevenção, motivação, incentivos a pesquisa e tratamento efetivo do câncer de mama”, disse Halum.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima em mais de 50 mil o número de novos casos no País em 2012. E a detecção precoce é decisiva para determinar as chances de cura e de sobrevida das vítimas dessa neoplasia.

De acordo com o INCA, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. É o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No entanto, se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. Daí a importância e o peso de campanhas como o Outubro Rosa.

César Halum lembrou que no Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas. Isso porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

“Acredito ser necessário reforçar também a batalha por melhores condições de atendimento às mulheres no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), para que elas tenham um acompanhamento preciso, regular e humanizado. Aliado a isso, temos que continuar apoiando e intensificando as campanhas públicas de esclarecimento sobre o câncer de mama”, concluiu Halum.

Texto e foto: Ascom deputado César Halum

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o emailpautas@prb10.org.br

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest