Goiás terá fábrica de ração para a piscicultura

16_08_13_destaque01_go_mpa_tera_psicultura

A região dos grandes reservatórios de hidrelétricas e principal produtora de peixes em tanques escavados do Estado de Goiás ganhou nesta terça-feira (13) um importante impulso para a consolidação da cadeia produtiva. O ministro Marcelo Crivella (PRB-RJ), da Pesca e Aquicultura, assinou em Itauçu (72 km de Goiânia) convênio no valor de R$ 15 milhões para a construção, pelo município, de uma fábrica de ração, que promete atender produtores de mais de 60 municípios.

A solenidade aconteceu em praça pública, com a presença de centenas de piscicultores, prefeitos, empresários e lideranças da região.O empreendimento vai aproveitar resíduos de indústrias de processamento de pescado da r para a produção da farinha de peixe, que é um ingrediente da ração. Para ter acesso à ração o produtor terá que participar de programas sociais. A perspectiva é baixar o custo de produção de pescado e fazer crescer a produção da região, especialmente em tanques-redes, com a abertura de parques aquícolas nos lagos da região.

16_08_13_destaque01_go_mpa_tera_psicultura002A fábrica está projetada para garantir até 20 toneladas de ração por dia, mas vai começar a operar com cerca de 7 toneladas ao dia. A estrutura terá condições de alimentar 180 toneladas de peixe dia. Em pleno funcionamento, deve assegurar mais de 800 empregos diretos e indiretos.

Na solenidade o ministro fez um apelo ao órgão ambiental do Estado para a aceleração do processo de licenciamento ambiental dos parques e áreas aquícolas. A região tem mais de 230 produtores interessados na atividade. Eles esperam produzir mais de 9 mil toneladas por ano – a metade do que o Estado produz atualmente. Outros 280 produtores atuam com tanques escavados e já mantém mais de 1 mil açudes em produção. Boa parte deles também aguarda por outorga da água e licenciamento ambiental.

Crivella disse que a meta do governo é transformar o país num importante produtor de pescado e que conta como apoio do Estado de Goiás no repasse das licenças necessárias. “Vamos nos redimir. Não podemos aceitar que um País como o nosso, com a maior quantidade de água doce do planeta, seja um crescente importador de pescado”, argumentou o ministro.

16_08_13_destaque01_go_mpa_tera_psicultura003O secretario de Gestão e Planejamento de Goiás, representando o governador Marconi Perillo, Giuseppe Vecci, agradeceu o empenho do ministério no desenvolvimento da aquicultura. “O ministério está contribuindo para a transformação do Estado num grande produtor de pescado, sem que, no entanto, tenhamos que deixar novas atividades tradicionais”, destacou.

O prefeito de Itauçu, Moacir Dias Barbosa, disse que a construção da fábrica de ração é uma conquista de toda a região e que deve consolidar o processo de desenvolvimento da atividade econômica do pescado. “O desenvolvimento vai chegar na nossa região e vai acontecer através do pescado”, destacou.

16_08_13_destaque01_go_mpa_tera_psicultura004Em Itauçu, o ministro Marcelo Crivella ainda inaugurou a nova linha de produção do Frigorífico de Peixes Frigoind e lançou uma nova turma de capacitação em aquicultra para jovens empreendedores.

Fonte e fotos Ascom MPA

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o emailpautas@prb10.org.br

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest