George Hilton quer evitar crise em pequenos municípios

7_03_13_destaque02_mg_george_hilton_quer_evitar_crise_em_pequenos_municipios

 

No próximo dia 26 de maio, esgota-se o prazo previsto na Lei Complementar nº 131/2009 para que os Municípios com mais de cinquenta mil habitantes cumpram as determinações previstas na chamada Lei da Transparência, de forma a disponibilizar na Internet todas as informações relativas à gestão pública. Ocorre que muitos desses municípios, entre os quais, alguns dos mais pobres do País, não dispõem de recursos humanos, técnicos e sequer financeiros para efetuar essa transição no prazo previsto, correndo o risco de, conforme os termos da lei, se verem privados de repasses que garantem a sobrevivência das administrações dessas cidades. “Ninguém em sã consciência pode deixar de ver a importância da Lei da Transparência para o efetivo acompanhamento da gestão pública e o exercício da cidadania participativa. Mas, ao mesmo tempo, não podemos deixar que exatamente os municípios mais pobres se vejam ameaçados e privados de recursos que são fundamentais para suas manutenções”, lembra o líder  do PRB na Câmara, George Hilton, que apresentou projeto de Lei Complementar ampliando o prazo para a adaptação desses munícipios  em um ano.

Em sua justificativa para o projeto, Hilton lembrou ainda que, na maioria desses municípios estão tomando posse novos prefeitos, que sequer tiveram qualquer participação nas administrações anteriores e, portanto, nada podiam fazer para cumprir a determinação da lei. “Esses gestores, que tomaram posse recentemente, acabariam sendo punidos ao terem suas administrações praticamente inviabilizadas se as medidas previstas na Lei da Transparência forem colocadas em prática com todo o rigor no prazo previsto inicialmente”.

Reiterando a importância da Lei da Transparência, o líder republicano adverte, contudo, que são exatamente as cidades menores e que têm mais dificuldade em adequação à norma, que sofrerão os efeitos de forma mais devastadora. “Por tudo que significam em nosso conceito de federação e pela própria exiguidade de recursos de muitos desses municípios, acreditamos que o prazo de adaptação deve ser ampliado  de forma a evitar danos incomensuráveis para essas cidades”.

Por Paulo Gusmão

Foto: Douglas Gomes

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest