George Hilton homenageia Célio de Castro

Doutor BH recebe Medalha Ulysses Guimarães

Publicado em 11/10/2013 - 00:00

11_10_13_atuacao01_mg_george_hilton_homenageia_celio_castro
Doutor BH recebe Medalha Ulysses Guimarães

Brasília (DF) – Através de uma indicação do líder do Partido Republicano Brasileiro (PRB) na Câmara, deputado George Hilton (MG), o ex-deputado e ex-prefeito de Belo Horizonte, Célio de Castro, conhecido por “Doutor BH”, foi um dos homenageados pela Casa com a Medalha Ulysses Guimarães, durante sessão solene comemorativa dos 25 anos de promulgação da Constituição de 1988.

A honraria (concedida in memoriam) foi recebida por seu filho, Rodrigo Célio de Castro, que na oportunidade expressou o agradecimento pela lembrança, afirmando que “a família recebeu lisonjeada essa grande homenagem, sobretudo pela indicação ter sido feita pelo amigo George Hilton. O trabalho do Dr. BH, como ficou conhecido meu pai, rende frutos até hoje e nos mostra que ele realmente foi um homem visionário ao ajudar na criação da constituição cidadã”, assinalou.

Resgate

Ao ouvir ainda de Rodrigo, que seu pai sempre trabalhou em prol do ser humano, principalmente dos mais pobres, os negros e os excluídos em geral, George Hilton concordou com ele, que a Constituição de 88 “foi um avanço considerável para a democracia, por isso a importância de se resgatar a memória dos parlamentares que possibilitaram sua concepção”, colocou.

Para ele, a Carta magna foi chamada de cidadã, “porque teve a participação direta de muitos cidadãos. O Dr. Célio era um homem do povo e atuou de maneira decisiva para garantir os direitos fundamentais e da saúde no texto, indo ainda mais longe, sendo um dos idealizadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e, quando exerceu o mandato de prefeito por Belo Horizonte teve a oportunidade de colocar em prática muito do que aprendeu nessa escola, que é o Parlamento”, afiançou o deputado.

Cunhadas em ouro, prata e bronze pela Casa da Moeda do Brasil em setembro de 1988, as medalhas foram distribuídas este ano, por decisão do presidente Henrique Eduardo Alves, e foram entregues a parlamentares e colaboradores que participaram da elaboração da nova Carta. O objetivo da iniciativa foi o de reconhecer o trabalho daqueles que colaboraram de forma decisiva para a promulgação da Constituição.

Fonte: Ascom – PRB Minas Gerais
 Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend