Garla adverte tráfico de drogas perto das escolas públicas

8_02_13_destaque03_df_trafico_drogas_nas_redondezas_panorama_nacional001

 

Brasília (DF) –O deputado distrital, Evandro Garla (PRB), advertiu sobre dados que apontam que, no Distrito Federal, mais da metade das escolas públicas (53,2%) registram a ocorrência de venda e compra de drogas em suas redondezas, é a maior proporção do País. O levantamento é do “QEdu: Aprendizado em Foco”, parceria entre a Meritt e a Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos voltada para educação. A pesquisa se baseou nos questionários socioeconômicos da Prova Brasil 2011, aplicada aos 54,5 mil diretores de escolas públicas da nação, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgada em agosto de 2012.

“Se existe venda e consumo de droga perto da escola é porque o jovem é um alvo fácil. Mas, nós temos que usar nossas ações: Política pública contra as drogas e a mobilização em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública”, assevera Garla. O republicano, grande combatente das drogas, defende que a assistência social e o acesso às políticas públicas, além de uma educação de qualidade são fundamentais para combater o uso das drogas. “A escola era para deixar pais tranquilos por ser um ambiente de aprendizado. Mas, infelizmente, não tem sido”, lamenta Evandro Garla, além de frisar que falta menos de uma semana para começar o ano letivo nas escolas públicas do DF.

Sobre a pesquisa, coordenador intermediário de Direitos Humanos e Diversidade na Regional de Ensino do Recanto das Emas (região administrativa do DF), o professor Celso Leitão Freitas, confirma os dados e disse que o tráfico próximo às escolas é mais comum do que se imagina. “As ocorrências são diárias. Pensamos que é um problema só do aluno, mas, quando se vai atrás, a família toda está envolvida com drogas e ele traz esse hábito de dentro de casa”. Freitas é prova de que o tráfico está associado à violência, tanto entre pessoas, quanto a que chamou de estrutural: a falta de serviços básicos. “Aqui presenciamos a falta de moradia, de educação, a falta de benefícios econômicos como um todo.”

Panorama nacional

De modo geral, a pesquisa aponta que pouco mais de um terço (35%) das escolas públicas brasileiras tem tráfico de drogas nas proximidades. De acordo com especialistas, a situação é preocupante e está associada diretamente à violência e à precariedade que cercam muitos centros de ensino do país, além de contribuir para que os alunos deixem de estudar.

O responsável pelo estudo, o coordenador de Projetos da Fundação Lemann, Ernesto Martins, disse que não dá para isolar escola no contexto em que está inserida. “Ela faz parte de um todo maior, se há violência fora, poderá chegar também aos centros de ensino. Basta observar que o Distrito Federal [53,2%] e São Paulo [47,1%], [regiões] com altos índices de violência, são [as áreas] com o maior percentual”, aponta. Segundo a pesquisa, a menor ocorrência é no Piauí, com 15,3% das escolas.

Outro problema que advém da situação é a evasão escolar. Para a diretora executiva do movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, a evasão deve ser uma das grandes preocupações dos governos. “Muitos jovens acabam deixando os estudos pela proximidade com as drogas. Isso gera um problema ainda maior que não pode ser ignorado. A porcentagem (de 35%) constatada pelo estudo seria alta mesmo que fossem 10% ou menos”, finaliza.

Por Jamile Reis

Com informações da Agência Brasil e Ascom Evandro Garla

Fotos: Divulgação

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o emailpautas@prb10.org.br

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest