Franco Cartafina lança Parlamento Jovem em Uberaba

08_04_13_destaque03_mg_cartafina_lanca_parlamento_jovem_uberaba001

 

Uberaba (MG) – Quarenta jovens do ensino médio da Escola Estadual Corina de Oliveira e do Colégio Marista Diocesano integram oficialmente, desde a última semana, o Parlamento Jovem, projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais que neste ano contempla a cidade de Uberaba pela primeira vez desde a sua criação, em 2004. O evento de lançamento do projeto, que é resultado da ação do vereador Franco Cartafina (PRB), reuniu alguns dos estudantes no plenário do Legislativo.

Entre eles, Mirella Ribeiro e Larissa Gabrielle Manoel – ambas do 3º ano da Escola Corina –, que se propuseram a participar do Parlamento Jovem. “Acho importante ver como é a política, conhecer as estruturas de poder e contribuir com a minha cidade”, disse Mirella, ao que a colega acrescentou: “Precisamos de senso crítico e consciência para decidir nosso futuro. O projeto é uma oportunidade de expor nossas ideias”.

O Parlamento Jovem tem o objetivo de estimular a formação política e cidadã dos jovens ao proporcionar-lhes acesso ao mundo legislativo, sendo que, na opinião do professor de geografia daquela Escola, João Batista Peter, “o projeto é ousado e corajoso”.

Este ano o projeto abordará o tema “Cidades Sustentáveis – Desafio para as novas gerações”, escolhido em conjunto com as 18 câmaras municipais que o integram: Belo Horizonte, Carandaí e Ouro Preto (Região Central); Capelinha (Jequitinhonha/Mucuri); Caratinga (Rio Doce); Espera Feliz, Juiz de Fora, Leopoldina, Matias Barbosa, São Pedro dos Ferros, Viçosa e Visconde do Rio Branco (Zona da Mata); Iturama e Uberaba (Triângulo Mineiro); Montes Claros (Norte); Nova Serrana (Centro-Oeste); Patos de Minas (Alto Paranaíba); Poços de Caldas e Pouso Alegre (Sul).

Franco Cartafina destacou que o trabalho é focado no conhecimento e vai contribuir para um futuro com cidadãos conscientes. Ele explica que, a partir de agora, os estudantes irão se reunir uma vez por semana para se debruçar sobre o tema do Parlamento Jovem e trabalhar nas oficinas onde serão discutidas ações com enfoque na questão da água, lixo e meio ambiente, entre outros. “A proposta é formar e apurar o senso crítico do jovem e criar cidadãos mais participativos e interessados na vida pública, além de estimular o surgimento de novas lideranças”, aponta Franco, acrescentando que o projeto assegura o acesso ao Legislativo e seu funcionamento.

Ainda conforme o vereador, as atividades em Uberaba terão também o apoio da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e de alguns professores da Uniube. Em agosto as propostas consolidadas em Uberaba serão levadas para uma plenária em Belo Horizonte, onde estarão representantes das outras Câmaras.

Edição Jamile Reis

Fonte: JM Online

Fotos: Reprodução/TV Integração

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest