Estudante tem seu primeiro dia como deputada em Roraima

18_10_13_destaque01_estudante_tem_seu_primeiro_dia_como_deputada

 

Roraima (RR) – A estudante Stancey Julie Pereira da Silva, 18 anos, chegou à Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) na manhã de terça-feira (15) acompanhada do deputado estadual Mecias de Jesus (PRB), para o seu primeiro dia de legislatura como jovem deputada eleita pela Escola Estadual Major Alcides.

Estudante do 3º ano do ensino médio, Stancey chegou cedo e, junto com o deputado Mecias de Jesus, conheceu um pouco do dia a dia de um deputado estadual. Ela é uma dos 48 estudantes eleitos – 24 titulares e 24 suplentes – para representar suas respectivas instituições de ensino em que estudam no programa Parlamento Jovem, versão estadual, coordenado em Roraima pela Escola do Legislativo (Escolegis).

A jovem parlamentar foi ao gabinete de Mecias, depois passou pelas Comissões da Casa e, por fim, seguiu para o Plenário Noêmia Bastos Amazonas para acompanhar a sessão ordinária.

Cada um dos 24 deputados estaduais é padrinho de um parlamentar jovem e seu suplente, ficando responsável por prepará-lo para exercer seu mandato por uma semana. Eles passarão por todo o processo, conforme manda o Regimento Interno da Casa, com a posse no Plenário, eleição da Mesa Diretora, experiência nos gabinetes e demais dependências e elaboração do projeto de lei.

Ao final da experiência, o parlamentar jovem entregará seu projeto de lei ao deputado que o acolheu, que decidirá se enviará ou não a matéria para tramitar na Casa e, posteriormente, ser votada em Plenário com a real possibilidade de virar lei estadual que venha a beneficiar a população.

Durante a Sessão, o deputado Mecias de Jesus, chamou a atenção dos colegas para a presença da estudante, dizendo que todos ali estavam servindo de professores para a jovem. “Fiz questão de trazê-la aqui ao Plenário, para que ela possa vivenciar o trabalho de um parlamentar”, afirmou.

De acordo com Mecias, a maioria das pessoas não entende direito o papel de um parlamentar e ainda confunde com as obrigações do Poder Executivo. “Esses jovens vão conhecer melhor nosso dia a dia, como funciona o Parlamento, tirar dúvidas e se tornar um multiplicadores desse conhecimento”, observou.

O parlamentar disse esperar que a jovem parlamentar – assim como os demais integrantes do Parlamento Jovem – aprenda bastante sobre as atribuições dos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, e que possa transmitir para seus colegas e para a sociedade um pouco do trabalho e das obrigações de um deputado estadual.

Futura engenheira civil

A estudante, que pretende ser engenheira civil, disse que gostou muito do que já conheceu no seu primeiro dia de visita à Casa Legislativa e que isso a fez pensar também numa carreira política. Segundo ela, tudo o que está vivenciando é “muito dinâmico, uma experiência única”.

“A lição que tiro dessa experiência é que os deputados estão aqui representando o povo, que estão trabalhando pela comunidade e que nem tudo depende deles. Antes, eu achava que os deputados tinham que arrumar as ruas e não é bem assim. Agora sei que cada um, cada poder, tem uma função”, disse Stancey.

A estudante, que defendeu a proposta de integração de jovens no mercado de trabalho durante a eleição na escola, lembrou que é preciso que cada um tenha consciência na hora de votar, que vote com confiança em alguém que realmente vá representá-los bem na ALE-RR.

O Parlamento Jovem

Por meio da Escolegis, a ALE-RR realiza em 24 escolas da rede pública estadual eleições para a seleção dos estudantes que participarão do programa Parlamento Jovem 2013.

O objetivo é propor a vivência do processo democrático, mediante participação dos estudantes em uma jornada parlamentar na ALE-RR. É um programa de cunho social que visa mostrar o papel do Legislativo como necessário e vital para a sociedade democrática.

O público-alvo são alunos que estejam frequentando regularmente o 3º ano do Ensino Médio. O número de representantes será proporcional ao número de deputados estaduais que compõem a ALE-RR. Cada deputado jovem eleito terá como suplente o segundo mais votado e ambos serão acompanhados por um deputado estadual e sua assessoria.

Texto e foto: Ascom deputado Mecias de Jesus

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o emailpautas@prb10.org.br

 

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest